A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul foi criada pela Constituição do GOB em 1967, normatizada pela Lei nº 030 de 09/10/96, aditada e alterada pela Lei nº 0081 de 23/06/2005.
A FRAFEM é uma entidade paramaçônica, com personalidade própria, estatuto e ideário dos mais sublimes, patrocinada pelo Grande Oriente do Brasil, vinculada a uma ou mais Lojas Maçônicas da Federação.
A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul tem por princípios gerais a defesa dos deveres básicos de amor à família, fidelidade e devotamento à Pátria, cumprimento da lei e dedicação à comunidade; o trabalho nobre e dignificante, como direito inalienável; a livre manifestação do pensamento e a prática da tolerância, princípios basilares das relações humanas, respeitadas as ideologias e a dignidade de cada uma; e a promoção do reconhecimento e das prerrogativas relativas aos direitos universais da mulher.
Nesse dia 09 de outubro, comemorando 50 anos de fundação da Fraternidade Feminina, o Soberano Grão-Mestre Geral Marcos José da Silva e a Presidente Nacional, Flora Rios Mendes enviam mensagem pra todas as cunhadas e sobrinhas que fazem parte da Frafem.