Grande Oriente de Pernambuco recebe a Medalha do Mérito José Mariano
No dia 02 de dezembro, o Grande Oriente de Pernambuco comemorou o seu 90º aniversário de fundação com uma grande série de eventos alusivos à data.
Os eventos tiveram início na manhã do dia 02 com a reunião solene na Câmara de Vereadores de Recife, onde a maçonaria pernambucana e em especial, o Grande Oriente de Pernambuco, foi homenageado com a concessão da “Medalha do Mérito José Mariano”, a mais alta honraria concedida pela Casa Legislativa José Mariano, grande maçom pernambucano.
A concessão foi de autoria do vereador Rogério de Lucca, membro da casa. A sessão foi concorrida e compareceram além de um bom número de irmãos maçons de várias lojas da capital e do interior, cunhadas da fraternidade feminina cruzeiro de sul e representantes das Ordens Juvenis como a Ordem Internacional das Filhas de Jó, Ação Paramaçônica Juvenil e Ordem DeMolay. Presentes também o representante oficial do Soberano Grão-Mestre Geral do GOB, Eminente irmão Paulo Alves Koo, Secretário Geral de Relações Exteriores, o Eminente Grão-Mestre do GOB-Ceará, irmão Roberto Rocha Araújo, o Eminente Grão-Mestre do GOB-Rio Grande do Norte, irmão Antônio Pinheiro Barbosa Braga e o Eminente irmão Márcio Moisés Sperb, Presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa, além de diversos secretários do Grande Oriente de Pernambuco.
Aposição da placa comemorativa dos 90 anos e homenagem especial à Octávio Kelly e Zeferino Gonçalves Agra
Na noite do dia 02 de dezembro, o Grande Oriente de Pernambuco prestou uma reverência e homenagem à memória e história de dois grandes maçons que trabalharam pela união fraternal do GOB, nos tumultuados e difíceis anos de 1920. Foram eles, Zeferino Gonçalves Agra, Grão-Mestre do Grande Oriente e Supremo Conselho para o Norte do Brasil e Octávio Kelly, Soberano Grão-Mestre Geral do GOB, que uniram forças no nordeste do país com o apoio dos maçons pernambucanos.
Pensando no resgate histórico e heroico de Octávio Kelly e Zeferino Gonçalves Agra, foram estes escolhidos como os homenageados principais da grande festa dos 90 anos. Em sua homenagem foi afixada uma placa comemorativa no rol de entrada do Palácio da Fraternidade em Recife.
Fundação do primeiro Capítulo Rosacruz do Rito Brasileiro em Pernambuco
Ainda na noite do dia 02 de dezembro, no Palácio da Fraternidade, foi realizada a cerimônia de reconhecimento de diversos irmãos ao Grau 33 e outros, passando estes a formarem parte do Supremo Conclave do Brasil do Rito Brasileiro. Também aconteceu a fundação do primeiro Capítulo Rosacruz do Rito Brasileiro em Pernambuco, alavancando o desenvolvimento do Rito no estado e coroando uma aspiração de todos os maçons pernambucanos que desejavam promover a ritualística brasilista nas terras do saudoso José Firmo Xavier, comerciante português que em fins do século XIX dera os primeiros passos na ideia da criação de um rito nacional.
O Sublime Capítulo foi batizado com o nome de um grande e saudoso maçom pernambucano, o irmão Luis Soares de Lima, ex-Venerável da Loja “Vigário Bartolomeu Fagundes”, e um maçom que em vida, foi um grande entusiasta do Rito Brasileiro.
A sessão foi concorrida e contou com a presença de várias autoridades maçônicas.
Baile e jantar comemorativo do 90º aniversário
Na noite do dia 03 de dezembro, no Clube dos Cisnes, foi realizado o Grande Baile e Jantar Comemorativo do 90º Aniversário de Fundação do Grande Oriente de Pernambuco.
A festividade contou com muitas homenagens às lojas fundadoras e às lojas centenárias do GOPE com a entrega de diplomas de reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados à causa da Sublime Ordem nestes 90 anos. Também foram homenageados os Eminentes Grão-Mestres Roberto Rocha Araújo (GOB-CE), Antônio Pinheiro Barbosa Braga (GOB-RN) e Benedito Marques Ballouk Filho (GOSP), com o título de Grão-Mestre de Honra.
Em ato muito significativo, a Loja “Dever e Humanidade”, Oriente de Caruaru, na figura de seu Venerável Mestre, irmão Antônio Carlos, fez a entrega ao Eminente Grão-Mestre Daury Ximenes, de uma estatueta em sua homenagem feita em barro, como mandam as tradições do artesanato da região, em agradecimento ao trabalho da gestão do Grão-Mestre Estadual e de toda a sua diretoria.
Na oportunidade, a Delegacia Litúrgica do REAA em Pernambuco, fez a entrega simbólica das comendas aos novos Inspetores Gerais da Ordem.
Evento contou com a presença de diversas lojas da capital e do interior do estado que trouxeram suas caravanas para prestigiarem o momento e se confraternizarem na grande comemoração.