Nesta oportunidade, com a maior honra e satisfação, todos nós, obreiros da Fraternidade de Paraguaçu, comemoramos a passagem do nonagésimo quinto (95) ano de sua Fundação.
Sob a liderança de Mário Pacheco, jornalista aqui radicado, procedente da Loja “Guia Regeneradora”, Oriente de Botucatu, aos 16 de novembro de 1926, foi lavrada a Ata de Fundação da Loja Maçônica “Alva Estrela de Paraguaçu”, com a presença dos Irmãos Mário Pacheco, Francisco de Souza Ruas, Clemente Perez, Rafael Servilha de Cara, Waldemar Araujo Costa, Luiz Antonio de Campos e José Palaez, sendo que a denominação ”Alva Estrela” tem sua origem associada à Loja “Alva Estrela de Maracaí”.
O entusiasmo experimentado com a fundação da Loja “Alva Estrela de Paraguaçu” contagiou inúmeros profanos que se sentiram estimulados ingressar na Ordem Maçônica. Em curto espaço de tempo dezoito foram iniciados, dentre eles Mário Lourenço Agostinho, Isidoro Baptista, Manilio Gobbi, Alfredo Soncini, João Caram Sfair, João Abdala Mustafa, João José Galhardo.
Para o devido enquadramento aos postulados maçônicos, foi expedido pelo Supremo Conselho do Brasil, o Brevê Constitutivo de nossa Loja, aos 10 de abril de 1931.
A exigência legal de subordinação ao Corpo Dirigente Estadual, Grande Oriente de São Paulo, potência maçônica que na época dirigia a movimentação de todas as Lojas existentes neste Estado, foi cumprida em sessão magna ocorrida em 21.12.1931, tornando assim nossa Loja devidamente constituída e oficializada. Essa cerimônia foi presidida pelo Irmão Venerável João José Galhardo, Orador Persio Pereira Pinto, Secretário Mário Pacheco e Tesoureiro Ricardo de Castro.
Há de se relatar, o difícil período relativo a Revolução de 1930, quando os Irmãos desafiando as ameaças tirânicas daquele negro período de nossa história, se reuniam em suas residências, mantendo, assim, acesas as chamas do ideal maçônico, uma vez que reuniões de caráter sigiloso haviam sido proibidas. Temporariamente as residências de Manilio Gobbi, João José Galhardo, Mário Pacheco, Mário Lourenço Agostinho se tornaram “Tempo Maçônico”.
Em reunião realizada em 30 de março de 1948, por sugestão do Irmão João José Galhardo e decisão unânime de todos os Irmãos presentes, foi alterada a denominação de nossa Loja para FRATERNIDADE DE PARAGUAÇU.
A aquisição do terreno onde foi construído nosso Templo, pelos próprios Irmãos que compunham o quadro de obreiros da Loja se deu em 15 de junho de 1934, pelo valor de Quinhentos mIl Réis, valor simbólico, porque pelo que consta e é sabido o Irmão vendedor João José Galhardo jamais aceitou receber esse valor.
Esta Loja instalou a Maçonaria no município de Paraguaçu Paulista, no oeste do estado.
Os obreiros da Fraternidade de Paraguaçu assumiram responsabilidades dentro da instituição maçônica e dentro da comunidade paraguaçuense, cumprindo fielmente seu relevante papel, praticando a filantropia e participando, direta ou indiretamente, da organização e manutenção de entidades e serviços assistenciais, sociais, cívicos e culturais.
Glorioso é o seu passado. As sessões que foram realizadas ao longo desses anos todos, as manifestações ouvidas para o bem geral institucional e do bem moral das pessoas em particular deram como resultado final o momento que vive a Loja, e que por seu desempenho, “combate o despotismo, a ignorância, os preconceitos e os erros. Para glorificar a Verdade e a Justiça. Para promover o bem da Pátria e da Humanidade, levantando Templos à Virtude e cavando masmorras ao vício”.
Ao ensejo de mais um aniversário, quando a “Fraternidade de Paraguaçu” festeja solenemente seu nonagésimo quinto ano de fundação, parabenizamos, na pessoa do Venerável Mestre Ir.’. Emerson Martins dos Santos, esta notável Loja e seus extraordinários Irmãos, na certeza de que os laços fraternos que nos unem serão os sustentáculos de nossas colunas, ao mesmo tempo em que rogamos ao Grande Arquiteto do Universo que continue a nos prodigalizar derramando suas bênçãos sobre todos os obreiros desta oficina.
Esse é o GOB Junto de Você!
Secretaria Geral de Comunicação e Informática do GOB