Em mais uma viagem de férias, mas de trabalho maçônico, dessa vez tentei visitar 3 Lojas nos USA, a da Florida, a de Massachusetts e a de Illinois, porém como era final de ano, somente na Florida, em Fort Lauderdale, em 19 de dezembro de 2023, consegui participar de uma sessão, a última do ano e também do Venerável Lazaro.
Como sempre, fui muito bem recepcionado na ágape antes da sessão e já me apresentaram 2 Irmãos brasileiros, Lincoln e Thiago, que fazem parte da Loja e também conheci o Irmão Musa Gasanov, da Grande Loja da Rússia, que estava de visita. A Loja Doric é a maior da Florida, com quase 600 Irmãos, e após a sessão fomos a uma restaurante para confraternizar, e como sempre, convidei a todos para visitar minha Loja União Brasileira, nº 2085, no Oriente de Florianópolis – SC.
Já em Boston, no dia 21 de dezembro, fui recebido pelo Irmão Steve Prentis, que fez um tour pelos 9 andares da Grand Lodge of Massachusetts, por mais de 2 horas, me explicando em cada templo os fatos ocorridos desde a Independência dos USA, da Guerra da Secessão e de vários fatos históricos, e ao final fui levado à Biblioteca para conhecer o Irmão Walter, que é o Historiador da 1ª Potência Maçônica dos USA, fundada em 1733, que me explicou porque as Lojas desse Estado não tem número, e colocando um pin do GOB-SC no mural da Biblioteca.
No dia 28 de dezembro, já em Chicago, fui convidado pelo Irmão Eugenio Bonaventura, Grande Chanceler Assistente da Grand Lodge of Illinois para um jantar com sua esposa no famoso bar do Buddy Guy, músico que é uma lenda do Blues americano. Em quase de 4 horas de fraternal conversa e boa música, Geno, como é conhecido pelos Irmãos dos USA, pois é brasileiro, me recepcionou de forma irreparável e espero lhe retribuir quando vier ao Brasil.
Em cada Loja de outra Potência estrangeira que visito, com ou sem sessão, mantenho contato permanente com os Irmãos que pude conhecer. Estar de férias no exterior com a cunhada e ainda “trabalhar” em uma sessão em outro país, em outra língua, é sempre um desafio, mas encorajo a todos os maçons do Brasil e do mundo a tentar, pelo menos uma vez, derrubar essas fronteiras e criar laços fraternais que nunca se perderão, jamais esquecendo da solicitar com antecedência sua Carta de Apresentação no GOB para que sua visita ocorra sem surpresas, conforme orientação do Secretário Geral de Relações Exteriores do GOB, Irmão LUCAS FRANCISCO GALDEANO, a quem agradeço por todo apoio recebido em minhas viagens maçônicas.
Por MARCO AURÉLIO BOABAID FILHO, da Loja União Brasileira nº 2085, do GOB-SC.
Sempre à Frente o GOB e você!
Secretaria Geral de Comunicação e Informática