Grande Oriente do Brasil - O Grande Oriente do Brasil, por seu GMG, Soberano Irmão ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, parabeniza o Grande Oriente de Pernambuco (GOPE-GOB), pelo apoio às celebrações do Bicentenário da Confederação do Equador.
O Grande Oriente do Brasil, por seu GMG, Soberano Irmão ADEMIR CÂNDIDO DA SILVA, parabeniza o Grande Oriente de Pernambuco (GOPE-GOB), pelo apoio às celebrações do Bicentenário da Confederação do Equador.
O evento foi realizado no interior do Convento do Carmo, na cidade pernambucana de Goiana, mata norte do Estado.
A celebração contou com a anuência e autorização do Bispo da Diocese, Dom Francisco, e com o entusiasmo do Prior do Convento Carmelita, Dom Joaquim Fernando.
A comitiva maçônica das autoridades presentes ao evento foi composta pelo Eminente Irmão Geraldo Luciano Lira da Costa, GME do GOPE, Grande Inspetor Geral Adilson Agrícola Nunes, Delegado Litúrgico do REAA em Pernambuco, e Poderosos Irmãos José Fernando e Marcos Cabral, assessores de gabinete do GMG do GOB.
Presentes ainda numerosos Irmãos de Lojas Jurisdicionadas, em especial a Loja Fraternidade e Progresso nº 282, Goiana-PE, liderada por seu VM, Irmão Arnaldo Albuquerque de Oliveira.
O encontro contou com celebração de missa, onde vários convidados e Irmãos receberam a eucaristia e, ao final, as bençãos do celebrante, Frei Carmelita Dom Joaquim.
Participaram do evento autoridades civis e religiosas do Município e da região.
Todos enalteceram o papel da Maçonaria Pernambucana nos movimentos pela emancipação política do Brasil, e da figura maior do Irmão Frei Carmelita Joaquim do Amor Divino Caneca, Herói da Pátria, que tombou sob as arcabuzes imperiais em 13 de janeiro de 1825.
Digno também de registro o início da Maçonaria em 1796, no Areópago de Itambé, pela condução do Carmelita Botânico Manuel Arruda Câmara.
O GME Geraldo Luciano abordou, em seu pronunciamento, que o ato estava quebrando paradigmas da intolerância religiosa para com a Maçonaria. Agradeceu aos presentes a fraternal acolhida da comitiva maçônica no centenário Convento e Igreja de Santo Alberto de Sicília.
O Prior Frei Joaquim fez coro com o Eminente GME, concordando com a quebra de paradigma mencionada, afirmando que a Igreja estava de braços abertos para acolher a todos com fraternidade e espírito cristão.
Na sequência, houve uma encenação com 30 atores apresentando a peça “O Suplício de Frei Caneca”, de autoria do escritor Cláudio Aguiar, que, ao seu final, angariou calorosos aplausos da plateia.
Ao final, o GOPE fez a entrega solene de plaquetas alusivas ao Bicentenário da Confederação do Equador, quando, no encerramento das celebrações, o Prior Dom Joaquim Fernando conclamou a todos os maçons presentes a registrarem o momento solene em fotografias realizadas à frente do Altar-Mor da Igreja Conventual.
O Soberano Irmão ADEMIR CÂNDIDO parabeniza o GOPE-GOB e todos os demais envolvidos na emocionante celebração, e coloca o GOB e seus Oficiais à disposição de todos, para os trabalhos em favor da Ordem e da Sociedade.
Sempre à frente o GOB e você!
Secretaria Geral de Comunicação e Informática do GOB
🤖 Olá! Eu sou o GOBOT, o Assistente Virtual do Grande Oriente do Brasil – GOB! Se você precisa de ajuda, clique aqui que eu te ajudo 😊
Para nos adaptarmos a seus gostos e preferências e melhorar os serviços oferecidos pelo Grande Oriente do Brasil aos seus membros e amigos, realizamos registros de navegação e coleta de dados pessoais através deste site e dos sistemas/serviços online aqui dispostos, sejam por meio de cookies ou formulários de coleta de informação, sob os termos da nossa Política de Privacidade. Ao clicar no botão "Eu aceito" ou continuar visualizando este portal ou utilizar algum dos serviços online oferecidos pelo Grande Oriente do Brasil, você afirma conhecer e estar de acordo com estes termos. Se ainda tem dúvidas, clique aqui para ler nossa Política de Privacidade.