A Loja “Lux in Tenebris” nº 2245, do GOB – Rio de Janeiro tem como Venerável Mestre o Desembargador junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, irmão Antônio Iloízio Barros Bastos, que desenvolve atividade importantíssima sobre Adoção Internacional, que pode ser assim explicada e orientada:
A ADOÇÃO INTERNACIONAL.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a adoção é considerada internacional quando a pessoa ou casal postulante é domiciliado no Exterior.
A adoção internacional é precedida de apresentação do interessado e estudos técnicos realizados por um órgão que o Estatuto denomina de “Autoridade Central Estadual”.
No nosso Estado do Rio de Janeiro, a Autoridade Central Estadual se constitui na COMISSÃO ESTADUAL JUDICIÁRIA DE ADOÇÃO INTERNACIONAL, abreviada CEJAI.
A CEJAI é coordenada por um Desembargador, que atualmente é o Ir. Antônio Iloízio Barros Bastos.
Segundo a lei, as adoções internacionais podem ser intermediadas por organismos credenciados, sem fins lucrativos, que auxiliarão no processo de escolha e acompanhamento dos interessados.
Agora, a CEJAI procura abrir uma nova oportunidade de colocação de crianças e adolescentes em novas famílias, junto aos Estados Unidos.
Os EUA, através do seu Consulado sediado no Rio de Janeiro, procurará incentivar e aperfeiçoar o trâmite das adoções para aquele país, inclusive
Lembre-se que somente são encaminhados para adoção internacional as crianças e adolescentes que não conseguiram colocação em família brasileira.
Qualquer dúvida, a CEJAI-RJ poderá prestar esclarecimentos nos telefones + 55 (21) 3133-2656/ 2657 / 3295 e no e-mail cejai@tjrj.jus.br.