O segundo dia do I Festival das Artes Maçônicas foi repleto de atividades que visaram engrandecer o espírito maçônico e ao mesmo tempo, expor a sua influência em todos os seguimentos das artes no decorrer da história humana.
Sob a chancela da Tradição Maçônica, o Festival Apollo visa levar ao grande público toda a riqueza das criações de vários artistas maçons, nos mais variados segmentos e de todas as partes do mundo. Essa riqueza tão importante para a humanidade tem a importante missão de elevar o nosso espírito, nos colocando em harmonia com a energia da fraternidade universal.
A programação do dia 16 de setembro, quarta-feira, contou com palestras dos irmãos Ferenc Seboc / Bélgica, Francisco Guimarães e Joel Guimarães e encerramento com o concerto do irmão Janos Cegledy que apresentou “O Piano e os Compositores da Maçonaria”, uma oportunidade única que vivenciar uma apresentação magnífica que certamente ficará na memória dos presentes.
Participe, colabore e desfrute da Celebração de Apollo que acontece até o dia 19 de setembro no e está aberta ao público, tanto a exposição das obras de arte quanto as apresentações musicais.
Assista ao vídeo com a apresentação do pianista.
O Compositor pianista Janos Cegledy nasceu na Hungria, cresceu na Nova Zelândia e viveu a maior parte de sua vida no Japão. Educado na Universidade de Victoria, com especialização em Música e Filosofia, estudou com os compositores Douglas Lilburn e David Farquhar, Diny Schramm., Paul Schramm foi seu principal professor de piano.
Em 1967 ele deu concertos na Austrália e no Japão, onde foi nomeado professor na Universidade de Música Toho. Em 1983, ele também se juntou faculdade de Musashino Academia Musicae, maior escola de música do mundo na época e um dos mais prestigiados no Japão.
Suas turnês o levaram para Austrália, Oriente Médio e EUA, onde deu concertos e recitais de aula em universidades de prestígio tais como Yale e da Universidade de Washington e no Festival de Liszt em Washington DC.
Ele é presidente da Sociedade Leschetizky do Japão.