O Sapientíssimo irmão Ademir Cândido, Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil fez pronunciamento nas festividades de aniversário de fundação da Loja Maçônica “Estrela de Montes Claros”, Oriente de Montes Claros, Minas Gerais.
Leia na íntegra:
Meus amados irmãos “Eu voz trago a Paz”
Na vida somos e seremos sempre eternos aprendizes e hoje aqui no Oriente de Montes Claros-MG começo meu novo aprendizado, como Grão Mestre Geral Adjunto eleito e empossado que fui juntamente com Grão Mestre Geral Mucio Bonifácio Guimarães, para reger os destinos do Grande Oriente do Brasil, maior Potencia Maçônica da América do Sul, e a mais importante no Brasil, por se constituir mesma Federação de Lojas e Grandes Orientes Estaduais de todo o País, por seu valor histórico, por ser a mais numerosa e, ainda, porque as demais potencias maçônicas existentes no País nasceram (de desistências ocorridas) no seio do GOB.
O primeiro Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil foi o paulista Jose Bonifácio de Andrade e Silva, o Patriarca da Independência, logo sucedido por Dom Pedro I que foi o segundo Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil sucederam-se posteriormente como chefes de Maçonaria do Grande Oriente do Brasil, dentre outros, o Marques de Abrantes, Visconde de Cairu, Visconde do Rio Branco, José Maria da Silva Paranhos, o Marechal Deodoro da Fonseca, Quintino Bocaiúva, Lauro Sodré, Nilo Peçanha que Também foi Presidente da Republica, Thomaz Cavalcanti de Albuquerque, Octavio Kelly, o general Moreira Guimarães, Almirante Benjamim Sodré, Cyro Werneck, Álvaro Palmeira, Moacyr Arbex Dinamarco, Osmane Rezende, Osíris Teixeira e Jair Assis Ribeiro,
Ante tão significativa relação de nomes, expoentes todos da cultura brasileira, expressivas figuras da Historia Pátria, podeis compreender, meus amados irmãos a responsabilidade do Soberano Mucio Bonifácio Guimarães e Ademir Candido da Silva, neste momento Histórico que passamos a Administrar a Maçonaria brasileira, cargo que foi ocupado por essa plêiade de brasileiros do mais alto gabarito, da mais alta expressão.
Por outro lado, Amados Irmãos, maior se torna a responsabilidade da nova administração do GOB, tanto pelo Soberano Mucio Bonifácio Guimaraes como deste que vos fala, pois estaremos sucedendo maçons de primeira grandeza, administradores natos e sempre bem sucedidos que puderam nos legar o resultado de 17 anos de profícua administração prenhe de realizações.
É por isso que, iniciamos a nossa administração sentido um peso maior nos encargos que a fraternidade Maçônica exigirá de nos. E se não esmorecemos ante a perspectiva de fazermos muito pouco, em face de tudo o que já está feito, é porque sabemos que a maçonaria é uma fonte inesgotável de graças e mercês para o homem e tem, por isso mesmo, muito a dar ainda à sociedade, a nossa juventude, à Pátria Brasileira, a própria ordem e, porque não dizer, a toda a humanidade.
Há Realmente, muito a fazer ainda por nossa gente, pelos Maçons e por nossa Pátria.
Sentimo-nos, portanto, encorajados para exercer este munus público que nos foi entregue, porque sentimos em nos uma grande vontade de acertar e uma enorme disposição para trabalhar.
A Maçonaria é e será instrumento eficaz e pleno para o aperfeiçoamento do homem, para a formação do cidadão, para a superação das crises que assolam o País, seja de ordem moral, sejam materiais e ate mesmo culturais, bem como para a recuperação da nação brasileira afim de que esta reencontre os seus caminhos do bem estar social.
Este é, indubitavelmente, o papel da Maçonaria nos próximos anos em nosso País. Sem perder a sua identidade como instituição essencialmente iniciativa, Filosófica, progressista, evolucionista, fraterna, filantrópica e sobre tudo universal.
Transcorridos o pleito eleitoral rogo aos Amados Irmãos que divulguem aos quatro cantos da “Orbi” que é momento de harmonizar, inovar e crescer.
Quis o Grande Arquiteto do Universo que nosso trabalho inicia-se aqui na “ARLS Estrela de Montes Claros” nº 1.509 – Oriente de Montes Claros-MG, nesta data festiva que se comemora o sexagésimo (60) aniversario de fundação.
Está oficina que brilha na constelação Gobiana, indicando este brilho o caminho certo a seguir, pressagio de bons augúrios que instruímos no porvir e, nem poderia ser diferente em uma loja que conta com:
Um venerável mestre empreendedor e sereno, mestre instalados sábios e justos, Vigilantes atentos e leais, Deputados partícipes e operativos, obreiros probos, sensíveis, fraternos, dedicados e promissores.
Com essa plêiade de Irmãos, sonhos se transformam em realidade, sementes germinam, flores desabrocham e, arvores frutificam.
Parabéns a ARLS Estrela de Montes Claro.
Peço vênia para exortar os Irmãos que me recepcionaram quando da minha chegada ontem (16/09/18), no aeroporto desta magnifica cidade, capitaneados pelo Venerável Mestre Rogerio, recepção de escol; Tive a oportunidade de visitar a Fenics – Feria Nacional de Indústria Comercio e Serviço, conhecendo inclusive, valorosos Irmãos empreendedores, Irmãos que também participam da vida Pública do município, que é a principal cidade do norte de Minas Gerais, com posição geográfica estratégica, sendo destaque na sua cultura e, sua gente, povo trabalhador, honesto e hospitaleiro, figurando em primeiro lugar no IDH- índice de desenvolvimento humano da região norte do Estado, com posição de destaque nacional.
É motivo de enorme satisfação, pois acredito e tenho certeza que toda essa formação intelectual e solidaria, que presenciei é obra dos abnegados irmãos Maçons da mais de 14 Lojas maçônicas que incansavelmente, contribuem para o progresso do Oriente de Montes Claros-MG.
Concluo, meus amados irmãos, agradecendo a todos os Irmãos deste Oriente pelo trabalho desenvolvido no decorrer da campanha eleitoral, pelo apoio recebido e pela expressiva votação que tivemos e todo o trabalho eficientemente desenvolvido, que representou muito no pleito do GOB, trabalho extensivo a todo povo Maçônico de Minas Gerais.
Nosso plano de Governo o qual é de conhecimento de todos, será implantado em breve, recebendo destaque, todos os tópicos enumerado, mas com prioridade a questão da intervisitação.
Quanto a Comunicação instalaremos nos próximos dias a central GOB de atendimento, possibilitando as Lojas Federadas uma comunicação efetiva e permanente com GOB.
A Ouvidoria será implantada, como um processo de auto avalição constante, eis receber criticas e salutar para o desenvolvimento pleno da Instituição.
Secretaria nacional da Juventude (apoio SAFL)
Daremos atenção especial a família maçônica, aos Apjotistas, filhas de Jó, Demolay, prestigiando todos esses seguimentos, pois para renovar o nosso quadro devemos ficar focados na renovação constante, diante de nossa media elevada de idade. Há essa necessidade, pois, em uma instituição com quase 200 anos, imperioso que agir com mais velocidade, compartilhando todo esse trabalho com as bases, que são as Lojas Federadas.
Amados Irmãos, tenham sempre em mente, “nada é impossível quando se tem um espírito conciliador e fraterno e nenhum obstáculo é intransponível, quando a determinação é alimentada pelo amor e pela bondade, mais ainda nenhum projeto é inviável quando orientado pelo Grande Arquiteto do Universo, que é Deus”.
A Câmara Municipal de Montes Claros, Minas Gerais, homenageou o sexagenário aniversário da Loja “Estrela de Montes Claros”.