150 Anos de Sucesso, Trabalho e Dedicação a Humanidade e Causa Pública, essa é a Loja Perseverança III n° 199 – Oriente de Sorocaba – GOB-SP.
E a comemoração de data tão auspiciosa e importante para a Maçonaria Bandeirante e Brasileira, contou com a presença do Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido da Silva, Grão Mestre Geral Adjunto e do Eminente Irmão Gerson Magdaleno, Grão-Mestre do GOB-SP., Juntamente com suas comitivas.
Nas comemorações destes 150 anos, a Loja conta com algo inusitado e grande demonstração de dedicação a maçonaria, que é o Grão-Mestre Geral de Honra do GOB, com seus 62 anos de ordem, o Sapientíssimo Irmão Laelso Rodrigues, após ter conquistado as maiores posições na maçonaria Gobiana, voltou a ser o Venerável Mestre da importante oficina, algo nunca visto na maçonaria mundial.
Uma pequena parte da história e das diversas Atividades que a Loja Perseverança III vem desenvolvendo, Fundada em 31 de julho de 1869 por antigos integrantes da Loja Maçônica Constância, a Loja Maçônica Perseverança III se destaca, entre as organizações maçônicas do Brasil, por uma circunstância particularmente feliz: foi a primeira instituição do gênero a constituir-se especificamente com o objetivo de trabalhar pela abolição da escravatura e pela educação tanto dos antigos trabalhadores quanto da nascente classe operária sorocabana; A Perseverança III foi a primeira sociedade civil de caráter abolicionista a constituir-se formalmente em nosso país, precedendo de pelo menos um ano o surgimento das organizações antiescravagistas formadas, a seguir, no Rio de Janeiro; Vitoriosa a causa abolicionista, 29 anos após a sua constituição, manteve a loja acesa a chama da educação popular. Suas escolas noturnas somente foram desativadas quando, na década de 50, o governo paulista assumiu efetivamente a tarefa da educação dos adultos; Nesse meio tempo, a Perseverança III tentou, em mais de uma ocasião, dar a Sorocaba o ensino médio que as lideranças políticas de então negavam à cidade, dizendo ser ele desnecessário por ser o município “terra de operários”. A causa tornou-se vitoriosa em 1929 com a oficialização do Ginásio Municipal, precursor da rede pública de ensino médio; Mais recentemente, preocupada com a perda de qualidade da escola pública e a falta de formação que facilite o acesso do jovem ao mercado de trabalho, sem prejuízo da possibilidade de ingresso na universidade, a Perseverança III, através da Fundação Ubaldino do Amaral, deu a Sorocaba uma escola de ensino médio técnico, com certificação profissional progressiva: o Colégio Politécnico de Sorocaba.
Muitas autoridades e dignidades, estiveram presentes na importante data, entre elas o Sapientíssimo Irmão Ademir Candido da Silva, Grão Mestre Geral Adj. do Grande Oriente do Brasil, Eminente Irmão Gerson Magdaleno, Grão-Mestre Estadual do GOB-SP, Eminente Irmão Mario Sergio Nunes da Costa, Secretário Geral de Relações, e Grão-Mestre de honra do Estado de São Paulo GOB-SP, Eminente Irmão Fernando Colacioppo, Secretário Geral de Comunicação e Informática, Eminente Irmão Rui Robson da Paz, Secretário Geral Adjunto de Planejamento, Poderoso Irmão Gilson Muknicka, Assessor Especial do GMG, Poderoso Irmão Rui Corrêa, Conselheiro Federal do GOB, Poderoso Irmão Ricardo Carvalho, Representando o Sapientíssimo Irmão Carlos Teixeira Filho, Presidente da SAFL, entre outras autoridades, também presentes o Prefeito de Sorocaba (SP), Excelentíssimo Sr. José Crespo, os Excelentíssimos Srs. Guiga Peixoto e Vítor Lippi Deputados Federais (Congresso Nacional).
Parabéns a Perseverança III pelos seus 150 anos de fundação.
Secretaria Geral de Comunicação do GOB
Nos siga nas redes sociais do GOB: