Admissão de maçons por manifestação de interesse virtual
A maçonaria nos novos tempos
Experiência da Loja Pensadores Livres 4448 – GOB – Bahia
Hoje, a maçonaria está em festa. Três novos candidatos receberam a luz e se tornaram maçons na A.’.R.’.L.’.S.’. Pensadores Livres nº 4448, do Oriente de Vitória da Conquista na Bahia. Sob a Presidência do Venerável Mestre, Irmão Ricardo Ferraz, 02 Dois desses neófitos, foram oriundos de manifestação de interesse via páginas do site do Grande Oriente do Brasil (GOB) e GOB-Bahia. Foram encaminhados a nossa oficina onde minuciosas avaliações e sindicâncias foram realizadas, culminando em suas admissões nos quadros desta valorosa, magnífica e centenária instituição, que é a maçonaria.
A pandemia de COVID 19 trouxe muitas restrições à realização das atividades maçônicas que requer o elemento presencial, fundamental a formação da nossa egrégora. Ainda assim, e munidos da vontade e vigor de manter a maçonaria brasileira vicejando, ainda que em tempos rudes, o Grande Oriente do Brasil, sob a gestão do Soberano Grão Mestre Múcio Bonifácio, do Sapientíssimo Grão Mestre Adjunto Ademir Cândido e apoiados pelo Eminente Grão Mestre Estadual do GOB-BA, Oscimar Torres, indicaram a Loja Pensadores Livres que, também atenta e adepta as tecnologias de informação tem avançado em suas atividades remotas e apontado crescimento, não obstante aos impedimentos impostos pela pandemia.
É inegável que as tecnologias de informações remotas tomaram lugar de grande destaque na sociedade contemporânea, o que foi ainda mais evidenciado neste período pandêmico. Os Grandes Orientes e Lojas jurisdicionadas devem estar atentas às novas modalidades de admissão, que, amparadas na lei e em avaliações prévias dos que manifestarem intenção de se tornar maçom, aliadas às sindicâncias eficazes, podem indubitavelmente produzir valorosos maçons e engrandecer ainda mais os quadros de nossas Lojas.
A Loja Pensadores Livres no 4448 abraçou esta causa e hoje abraça novos irmãos para compor e qualificar ainda mais o seu quadro, junto com o Grande Oriente do Brasil e o Grande Oriente do Estado da Bahia.