Na noite de 10 de setembro de 2021, na A.·.R.·.G.·.B.·.L.·.S.·. Cavaleiros de Santo André nº 1278, do Rito Moderno e do Oriente de Santo André, em comemoração aos 72 anos da sua data de fundação em 03 de novembro de 1949, sobre os comandos do V.·.M.·. Carlos Roberto Factore recebeu em suas colunas a presença do Sapientíssimo Grão Mestre Geral Adjunto, Irmão Ademir Candido da Silva, sendo agraciado com o Título de Membro Honorário da Loja.
Foram concebidas as comendas de: Beneméritos da Ordem ao Irmão Mario Aquiles Fuerte e Ayres Eduardo Corte Gomes, Grande Beneméritos da Ordem aos Irmãos Agenor Domingos e Francisco Carlos de Oliveira, Estrela da Distinção Maçônica ao Irmão German Goytia Carmona como também a comenda de Cruz da Perfeição Maçônica ao Irmão Batista Munhoz Sanches.
Abrilhantaram a Sessão além do Grão Mestre Geral Adjunto, os Irmãos: Robson Grilenzoni e José Eufébio de Abreu Dias Assessores Especiais do Grão Mestre Geral do Brasil; Gilvécio Arruda, Secretário Estadual Adjunto de Comunicação e Informática e Araujo Luis Henrique Deputado Federal.
Pela comemoração de aniversário da Loja o Ir.·. Orador Milton Tullio brindou a todos com um breve relato da fundação da loja que colocamos abaixo.
CAVALEIROS DE SANTO ANDRÉ
O ano de 1949 foi um ano comum que começou num sábado, pelo horóscopo chinês foi o ano do boi.
O presidente do Brasil era Eurico Gaspar Dutra que governou de 31 de janeiro de 1946 a 1951. São Paulo gozava da recém inaugurada rodovia Anchieta, que foi finalizada em 1947 esta que foi traçada sobre o antigo caminho que fazia o padre Anchieta quando descia para o litoral paulista.
Em Santo André, mais precisamente no dia 3 de novembro de 1949, nascia a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cavaleiros de Santo André.
E tudo começou naquela pequena sala da Rua Luiz Pinto Flaquer n. 515, bem no centro de Santo André. Este local era um escritório de um despachante que exatamente as 20 horas e 30 minutos se transformou num templo maçônico abrigando vinte e quatro irmãos Maçons.
Nesta data por proposta do Ir.: Erany Mattos Silva, fez-se a eleição por escrutino secreto para a que seria a primeira administração desta oficina, foram eleitos:
• Venerável Mestre: Luiz Meira
• Primeiro Vigilante: Álvaro Manfredi
• Segundo Vigilante: José Ramalho
• Orador: José Correia Gomes
• Orador Adjunto: Luiz Lobo Neto
• Secretário: Ertany Mattos Silva
• Secretário adjunto: José di Pacci
• Tesoureiro: Cezar Maida
• Tesoureiro Adjunto: Saul Gipezteim
• Chanceler: João de faria Junior
• Primeiro Experto: Ricciot Pannunzio
• Segundo Experto: Gastão da Silva Araujo
• Terceiro Experto: Oswaldo Costa
• Hospitaleiro: Boris Bettys
Inicialmente as reuniões eram as quintas feiras por sugestão do Ir.; José Ramalho, com início as 20 horas e trinta minutos, o Rito escolhido foi unanime o Rito Moderno ou Frances, o nome Cavaleiros de Santo André também foi uma decisão unanime de todos e tirado possivelmente de uma Ordem dos Templários, nossa divisa é Mens Agitat Molem e se é verdade que o espírito ou a mente, a inteligência, o gênio, faz mover o mundo, esta oficina, modesta e singela e sutilmente como deve ser uma obra maçônica segue compromisso sua missão. (a mente agita as massas).
Valorosos irmãos passaram por esta oficina e podemos destacar os Irmãos: Jair de Frias, Otavio De Oliveira e Nelson Colleoni.
Citamos apenas 3 porque 3 representa nossa divisa: Liberdade, Igualdade e fraternidade e dentro da Loja Cavaleiros de santo André, todos os obreiros são de suma importância para o progresso e evolução da maçonaria.
Já se passaram 72 anos de nossa primeira sessão, muitos passaram por estes bancos e muitos ainda irão de passar.
O mais importante é que uma oficina como a Cavaleiros de Santo André, segue firme seus ideais de levar adiante os ensinamentos de nossa sublime Ordem.
Esperamos que nossos objetivos sejam alcançados e que o desbaste da pedra bruta continue nos inspirando a sermos mais justos e perfeitos.
Hoje estamos felizes por receber nossos ilustres irmãos.
Estas visitas fortalecem a maçonaria, estreitam nossos laços de amizade, alimentam a fraternidade que nos une e nos fazem lembrar que a verdadeira dimensão o verdadeiro universo de nossa instituição não é apenas os membros de nossa loja mais sim, todos os irmãos que compõem este conjunto chamado maçonaria.
A sessão de hoje representa a grande família maçônica que se fortalece a cada dia, é o desejo desta oratória e de todos os obreiros da Cavaleiros de Santo André, vida longa a nossa Oficina.
Nós estamos aqui de passagem mais nossa Loja é sustentada por colunas fortes que permanece, se renova e progride sempre.
Por fim:
Aquele que semeia saiu a semear. E ao semear, uma parte caiu a beira do caminho, foi pisada e as aves do céu a comeram. Outra, caiu sobre a pedra e, tendo crescido, secou, por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos, e estes ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra caiu em boa terra, cresceu e produziu a cento por um.
Lucas 8;48
Fonte: Gilvecio Arruda - Secretário do GOB-SP
Esse é o GOB Junto de Você!
Secretaria Geral de Comunicação e Informática do GOB