O Programa Nacional de Festividades em Comemoração ao Bicentenário do Grande Oriente do Brasil, planejado, organizado e executado sob a liderança do Soberano Irmão Múcio Bonifácio, Grão-Mestre Geral do Bicentenário, e de seu Adjunto o Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido da Silva, com o apoio de sua equipe do Grão-Mestrado Geral e de todos os Grão-Mestres Estaduais e do Distrito Federal, composto por eventos educacionais, culturais, sociais e festivos, com duração de um ano, em todos os Orientes Estaduais e do Distrito Federal, é uma iniciativa jamais vista em nossa Federação Maçônica.
O programa de festejos teve início no dia 9 de janeiro na cidade do Rio de Janeiro e se estenderá até o mês de dezembro do ano de 2022, com eventos e festividades em várias regiões de nosso pais, com cobertura jornalistica do Sistema GOB de Comunicação, que vem registrando todos os eventos que estão sendo realizados em cidades capitais e em cidades do interior brasileiro.
Neste ano de 2022 o Grande Oriente do Brasil está em festa, comemorando os seus 200 anos de existência, um momento histórico de grande relevância para a Maçonaria no Brasil e para os mais de 200 mil maçons espalhados pelo território nacional.
Contudo, em que pese o esforço concentrado de nosso soberano Irmão Múcio Bonifácio, cuja capacidade de macro articulação é inegável, tanto que conseguiu mobilizar todos as forças vivas de nossa Federação Maçônica, no sentido de promoverem eventos em todos os Orientes Estaduais e no Distrito Federal e em alguns Orientes municipais, não devemos esquecer da força, do apoio e da participação feminina em todos os eventos programados.
E neste particular destaca-se a figura de nossa cunhada jussane Guimarães, esposa de nosso Soberano Irmão Múcio Bonifácio, e atual presidente nacional da Fraternidade Feminina Cruzeiro Sul. Grande líder feminina, grande companheira, apoiadora e parceira de seu esposo, com quem está sempre junta em todos os eventos comemorativos, relativos ao bicentenário do GOB.
Ela, também, conta com uma equipe de fraternas que fazem parte da diretoria nacional, bem como com outras cunhadas que presidem Frafem Estaduais e municipais, que lhe dão suporte estratégico e operacional e que a acompanham em eventos nacionais, estaduais e municipais.
Ou seja, o Grande Oriente do Brasil em seu bicentário conta com um contigente feminino em torno de 80 mil mulheres, esposas e filhas de seus filiados e que também foram mobilizadas e conscientizadas pela ação de Jussane Guimarães e sua equipe.
Ou seja, a força feminina, o potencial de trabalho e de ação de nossas esposas e filhas é inegável, embora não apareça de forma expressiva, mas é sem dúvida uma grande força auxiliar que embala e apoia as ações de seus maridos e pais. Elas são o suporte psicológico e espiritual motivador e estimulante de todos os movimentos empreendidos pelos seus parentes, envolvidos na execução de todos os eventos comemorativos ao bicentenário do GOB.
Enfim, a presença e a efetiva participação de nossas cunhadas e sobrinhas no Ano do Bicentenário, embelezam, dão brilho e glamour aos eventos em que suas presenças são exigidas, quer pelos seus sorrisos cativantes, quer pela elegância no vestir, quer pelo suporte social que dão com suas posturas ternas e delicadas aos seus companheiros, numa demonstração à sociedade brasileira de que a Maçonaria tem como uma de suas vigas mestras a Instituição da Família e a proteção aos seus núcleos familiares.
Salve as mulheres que honram o Grande Oriente do Brasil!
Salve a nossa cunhada Jussane Guimarães, grande líder!
Salve o nosso Soberano Irmão Múcio Bonifácio, o Grão-Mestre Geral do Bicentenário!
Salve o Grande Oriente do Brasil em seu bicentenário! e
Salve o Brasil, no ano do bicentenário de sua Independência!
Fonte; Helio P. Leite - GM de Honra do GODF e Conselheiro Federal do GOB
Brasília, DF, 22/6;2022
Esse é o GOB junto de você!
Secretaria Geral de comunicação e Informática do GOB