Estimados Irmãos e Família Maçônica,
Acabamos de passar por uma importante semana, na qual a população mundial, os organismos de saúde e a imprensa, passaram a usar a palavra “Esperança” – uma das virtudes teologais – em seus noticiários e vocabulários.
E Esperançosos, minha família do Grande Oriente do Brasil, é o que estamos! Confiantes e com muita Fé (outra verdade teologal), no trabalho desenvolvido pelos pesquisadores, médicos e estudiosos do mundo científico, para o combate e cura deste novo vírus COVID-19, que assola toda estrutura humana.
Estamos certos que nossos governantes finalmente passaram a focar na solução do problema criado pela Pandemia – e menos na Política eleitoral futura – buscando soluções na área econômica e social, para salvaguardar os menos favorecidos, as famílias, seja dos trabalhadores CLTistas, seja dos informais, bem como dos empresários desta nação brasileira.
O Grande Oriente do Brasil vem fazendo campanhas Institucionais pelas redes sociais e junto aos meios de comunicações oficiais da Instituição, para que nossas Lojas e Irmãos assumam o protagonismo da proteção das suas comunidades, municípios, Estado e por consequência, do Brasil. Felizmente, já vemos muitas lojas e irmãos, ajudando as famílias e Instituições públicas e privadas no combate ao COVID-19, demonstrando o potencial dos maçons, no bem estar e proteção da sociedade em geral. Por esta doação individual e coletiva de todos nós Maçons e comunidade, chegaremos à outra virtude teologal: a Caridade.
Durante a semana, soltamos uma nota pública, endereçada e encaminhada aos Políticos brasileiros, demonstrando nossa preocupação com o dispendioso pleito eleitoral que se avizinha no País, objeto de avaliação do Congresso, para que possam transferir todos os recursos, sejam públicos do fundo partidário, sejam privados, assim como a força de trabalho que se mobiliza em uma eleição, tudo isto em favor do combate e prevenção ao COVID-19.
Tal se justifica porque as vidas são muitos mais importantes e os Prefeitos e Vereadores que aí estão no poder hoje, independente de opções partidárias, foram escolhidos pelo povo nas urnas, de forma democrática, podendo neste momento de calamidade estender seus mandatos, com algumas orientações, do que se pode e não pode fazer.
Também, tive oportunidade de participar de várias reuniões através de videoconferência, durante a semana, para tomar conhecimento sobre a real situação de nossas Lojas e Irmãos, da situação sanitária, saúde, social e econômica do País, inclusive com parlamentares do Congresso Nacional, como os Deputados Hiram e Delegado Pablo, que em um amplo debate, nos deram a visão do Congresso Nacional, sobre as perspectivas futuras para a sociedade brasileira.
Continuamos atentos, trabalhando para desenvolver projetos e soluções, para diminuir o impacto socioeconômico em nossas famílias. É imprescindível, que os líderes maçônicos regionais, em especial, os Veneráveis Mestres, cuidem dos seus, mantenham a Família Maçônica unida, seja por mensagens, telefonemas, videoconferência, ou redes sociais, mas o contato diário é importante e de extrema necessidade.
Da mesma forma, sempre que tiver uma demanda social ou de saúde sanitária para um Irmão e não conseguir por algum motivo, de forma regional resolvê-la, faça contato com os Orientes Estaduais e estes, se entenderem ser necessário, farão um chamamento a nós em nível federal, para JUNTOS buscarmos soluções e ajudarmos nossas famílias. Juntos podemos mais!
Aproveitemos este momento de necessidade da Nação Brasileira para colocar em prática as virtudes que desenvolvemos e enaltecemos em nossas Lojas. Que o Grande Arquiteto de Universo, que é Deus, continue abençoando e protegendo nossas famílias.
Esse é o GOB Junto de Você!
Fraternalmente
Múcio Bonifácio Guimarães
Grão-Mestre Geral
Acesse o link abaixo, e baixe o Informativo Semanal do Grande Oriente do Brasil, e fique por dentro de tudo que acontece na maior potência da América Latina.
https://www.gob.org.br/informativo-gob-junto-de-voce-ed-40…/