De forma memorável e histórica, o Grande Oriente de Pernambuco iniciou as atividades maçônicas de seu 90º ano de fundação em sessão magna realizada no dia 21 de janeiro de 2016, no templo da ARLS 12 de Março de 1537, que contou com a presença de mais de 130 obreiros de mais de 38 lojas da jurisdição estadual. Vieram prestigiar a abertura do Ano Maçônico do nonagésimo aniversário do GOPE, caravanas com irmãos de diversas regiões que abrilhantaram sobremaneira a magnífica sessão e vieram trazer a sua energia positiva e a egrégora pulsante para um ano vigoroso, de prosperidade e harmonia.
Na oportunidade, o Poderoso Irmão Ronaldo Valeriano, Grande Secretário de Finanças do GOPE, apresentou a todas as lojas o programa LOJA NOTA 10 do Grande Oriente do Brasil explicitando todas as suas características e convocando todas as lojas a se enquadrarem no programa. O Poderoso irmão Ronaldo ainda fez o lançamento do programa LOJA NOTA 10 GOPE, com características próprias para as necessidades do oriente estadual e o seu relacionamento com as lojas da jurisdição. Na sequencia dos trabalhos foi realizado o lançamento do concurso para a escolha da MARCA 90 ANOS DO GOPE, que estará aberto para a participação de todos os obreiros do Grande Oriente de Pernambuco a partir do dia 31 de janeiro. O concurso faz parte dos eventos em comemoração ao jubileu de 90 anos do GOPE.
O Poderoso irmão Sérgio Araújo, Grande Secretário de Comunicação e Informática do GOPE, em breve palestra, discorreu sobre a história da fundação do Grande Oriente de Pernambuco nos idos de 1926, relembrando a participação heroica do Soberano Grão Mestre Octávio Kelly e dos irmãos Zeferino Agra e Nylo Câmara, respectivamente Grão Mestre Estadual e Grão Mestre Adjunto à época da fundação do GOPE. Lembrou da importância histórica da data para a maçonaria pernambucana e para o Grande Oriente do Brasil, diante das turbulências de 1927.
O Poderoso irmão José Rodrigues, Grão Mestre Adjunto do GOPE externou belas palavras ao agradecer a intensa participação de todas as lojas ali presentes na abertura do ano e se prontificou a continuar cada vez mais estreitando os laços entre o poder estadual e suas lojas, utilizando todos os recursos sejam tecnológicos ou humanos.
O Venerável irmão Bento, presidente da oficina anfitriã, se mostrou radiante e agradecido com a participação de tantos valorosos irmãos na sessão e disse que era aquela uma “sessão histórica” para a loja 12 de março de 1537. Na oportunidade também outorgou ao Grão Mestre Estadual irmão Daury dos Santos Ximenes um diploma de reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados à maçonaria pernambucana durante a sua gestão.
Em encerramento ao cerimonial, o Eminente Grão Mestre Daury Ximenes teceu um belo discurso sobre as origens da maçonaria em Pernambuco e da importância histórica das raízes maçônicas em nosso Estado, que datam do início de nossa colonização. Declarou aberto o ano maçônico de 2016 e conclamou todos os obreiros do Grande Oriente de Pernambuco a se engajarem nas atividades das grandes secretarias e nos eventos grandiosos que estão sendo planejados para a comemoração dos 90 anos de fundação da obediência estadual e sua aliança com o Grande Oriente do Brasil.