Na terça-feira, dia 15 de setembro, na sede do Grande Oriente do Brasil, com a participação de várias autoridades maçônicas nacionais e internacionais, teve início o I Festival das Artes Maçônicas – Festival Apollo.
O Soberano Grão-Mestre Geral, irmão Marcos José da Silva, afirmou a honra que o Grande Oriente do Brasil teve em poder sediar a primeira edição do festival, agradecendo o grande empenho do Conselho de Organização do festival formado pelos irmãos Paulo Koo, José Arimatéia Soares de Almeida e Flávio de Britto e também ao Conselho Diretor da Associação Maçônica de Artes – AMA, representado pelo irmão Dimitar Mavrov.
Logo após a abertura, houveram palestras ministradas pelo irmão Dimitar Mavrov – EUA, com o tema “História das Artes Maçônicas, Gravura da Primeira Constituição” e irmão Ferenc Seboc – Bélgica com exposição e workshop. Logo após as palestras, aconteceu a apresentação musical do Masonic String Trio formado pelos músicos maçons de Cuiabá, Fred Mil Homens, Filipe Campos e Ney Arruda.
O evento conta também com ampla exposição de obras de artes maçônicas de todas as partes do mundo.
O Festival Apollo segue no seu segundo dia com várias palestras, exposições e a apresentação especial do compositor e pianista húngaro, irmão Janos Cegledy.