Em um momento importante que demonstra a alta sensibilidade do Soberano Grão-Mestre Marcos José da Silva, que tem buscado todas as possibilidades na restauração do Palácio do Lavradio, foi ministrada a aula inaugural do curso “Projeto Qualificação Profissional para Conservação de Bens Móveis”. Simbolizando a história do Palácio do Lavradio, onde tudo começou para o Grande Oriente do Brasil, o ato ocorreu no Templo Nobre em restauração final, como pode se observar pelas fotos postadas.
O Grão-Mestre Geral foi representado pelo Sapientíssimo irmão Barbosa Nunes, que presidiu a cerimônia, ainda estando presentes o Presidente da Assembleia Federal, Sapientíssimo irmão Mucio Bonifácio, o Eminente Grão-Mestre Estadual do Rio de Janeiro, Edimo Muniz Pinho, Aildo Virginio Carolino, Grão-Mestre Estadual Adjunto, o Secretário Geral de Administração e Patrimônio do GOB, Ronaldo Fidalgo, Presidente da Assembleia Estadual Maçônica, Luiz Carlos, Assessor do GOB, Mateus Casado, Procurador Geral do GOB-RJ, André Storni, Secretários Estaduais, Deputados Federais e os alunos inscritos para o curso que se prolongará até o final do ano, que conta com o apoio do INEPAC – Instituto Estaudual de Patrimônio Cultural.
Proferiu a aula inaugural e coordenará o curso a especialista no tema, professora Cláudia Nunes, com as participações técnicas do arquiteto Roberto da Luz, Regino Mattos e Viviane Marques, fiscais e orientadores do INEPAC. Ainda o Diretor Geral do INEPAC, Manoel Vieira. Da empresa especializada Jequitibá, Daniele Sergipense.
O GOB acompanha todo o trabalho pelo Engenheiro e Presidente da Comissão de Obras do Palácio do Lavradio, Péricles Alonso.
Foi ressaltado que este é o primeiro curso aberto ao público para higienização de estandartes históricos no estado do Rio, apoiado pelo GOB e pelo INEPAC.