No exercício do cargo de Grão-Mestre Geral do GOB, o Sapientíssimo irmão Barbosa Nunes esteve presente na sessão comemorativa dos 50 anos de fundação da Loja “Aurora de Brasília”, acontecida no sábado, dia 14 de março. Mais de 700 pessoas, entre irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados, lotaram o Templo Nobre Jair Assis Ribeiro, do Grande Oriente do Brasil. A solenidade foi muito bem conduzida pelo Venerável Mestre Dionísio Leone Lamera, tendo como Mestre de Cerimônias, o Irmão Fagundes de Oliveira.
Foi lançado em cerimônia conduzida pelo cerimonial da Empresa de Correios e Telégrafos, o selo comemorativo de 50 anos, obliterados pelas autoridades da mesa que receberam o documento em quadro próprio.
A mesa principal foi composta pelo Venerável Mestre Dionísio Leone Lamera, Grão-Mestre Geral Barbosa Nunes, Grão-Mestre do GODF, Eminente Irmão Jafé Torres, Presidente da Assembleia Maçônica do GODF, José Magela, representante da Assembleia Federal Maçônica, Deputado Múcio Bonifácio, Deputado Federal Izalci Lucas e a Presidente da Câmara Legislativa do DF, Deputada Celina Leão. O histórico da Loja foi muito bem apresentado pelo jornalista e poeta Adirson Vasconcelos.
As primeira homenagens foram para Amadeu Strontika, Eduardo Gabriel, este filho do saudoso Chafic Gabriel, que foi Grão-Mestre em Goiás por várias vezes, Fernando Augusto, Jackson Brasil, Asdrubal de Carvalho, Ivânio Melo, José Carlos Silveira, Allan Kardekc, Juvêncio Cirilo, Pedro Martins e Wilson Magalhães.
Os fundadores Gumercindo Aguiar dos Santos, Gildásio Vilela de Castro e Jédson Viegas Fernandes, foram alvo de carinhosas e significativas homenagens, o que aconteceu também com os Veneráveis Mestres das Lojas Acácia do Planalto, Loja Luz e Fraternidade e Obreiros do Planalto. Placas foram entregues reconhecendo o trabalho do Grande Oriente do Brasil e do Grande Oriente do Distrito Federal.
PONTO MARCANTE FOI QUANDO O GRÃO-MESTRE GERAL EM EXERCÍCIO, COM TODOS DE PÉ E MUITOS APLAUSOS, ENTREGOU AO VENERÁVEL MESTRE O TÍTULO ASSINADO PELO SOBERANO GRÃO-MESTRE MARCOS JOSÉ DA SILVA, DE GRANDE BENFEITORA DA ORDEM.
As cunhadas presentes foram homenageadas nas pessoas de Maria das Graças Martins Lamera, Maria do Carmo Sales e Flora Rios Mendes.
Após as palavras do Venerável Mestre e do Grão-Mestre do GODF, o Grão-Mestre em exercício, irmão Barbosa Nunes agradeceu em nome do Irmão Marcos José da Silva, dizendo que o Brasil, que passa por situação difícil, precisa de uma Aurora em sua prática política e administrativa, lembrando de dois maçons que muito fizeram e são símbolos de honradez e trabalho, José de Melo, já no Oriente eterno, um dos fundadores da Loja e primeiro Venerável em 15 de março de 1965. e enfatizou a grande figura de atividades maçônicas do saudoso e maior maçom dos últimos tempos: Jair Assis Ribeiro.
PARABÉNS LOJA AURORA DE BRASÍLIA.
Clique aqui para visualizar mais fotos.