O Grande Oriente do Brasil, por seu GMG em exercício, Soberano Irmão Adalberto Aluízio Eyng, parabeniza as Lojas do GOB-SC e Obediências Irmãs Regulares, pela realização de cerimônia de Abertura do Ano Maçônico da Região Sul de Santa Catarina.
A Sessão Pública Conjunta aconteceu na noite de 25 de fevereiro, em Criciúma-SC, sob a condução do VM Djool Maçaneiro, e contou com as honrosas presenças do Soberano Irmão Adalberto Aluízio Eyng, GMG do GOB em exercício, do Prefeito Municipal de Criciúma, Vagner Espíndola, além da Vice-Presidente Nacional da FRAFEM, Cunhada Elisabete Sousa Eyng, e da Presidente Estadual da FRAFEM-SC, Cunhada Kátia Regina Teodoro.
O evento reuniu as três Obediências Maçônicas Regulares do estado, representadas por seus GGMMEE: Nilson Manoel de Souza e Jean Carlo Michel (GOB-SC), Paulo Augusto Meira de Albuquerque (GLMSC-CMSB) e Abelardo Camilo Bridi (GOSC-COMAB).
A reunião contou com a presença de representantes de 68 Lojas Maçônicas de diversos Orientes, somando um total de 984 participantes, entre Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos(as) e convidados especiais.
A cerimônia teve início com a entrada dos Símbolos Maçônicos – o Livro Sagrado, o Esquadro e o Compasso – conduzidos pelos DeMolays e Filhas de Jó. Na sequência, foi realizada a leitura do capítulo 13 de Coríntios, destacando o amor como princípio essencial.
A temática central da noite foi a Harmonia Familiar, abordada pelos Irmãos Cristoffer de Souza Medeiros (1º Vigilante) e Renan Antônio Ceretta (2º Vigilante), que ressaltaram a importância de construir lares fundamentados no respeito e na valorização mútua.
O ponto alto foi a palestra da Dra. Roselene Espírito Santo Wagner, a “Dra. Leninha”, que apresentou o tema Harmonia no Templo Familiar: Neurociência, Espiritualidade e Comunicação para Fortalecer os Vínculos Familiares. Com vasta experiência na neuropsicologia, Dra. Leninha foi homenageada pelos três Grão-Mestres das Obediências Maçônicas Regulares de Santa Catarina.
No encerramento, pronunciaram-se o Soberano Irmão Adalberto, o Eminente Irmão Nilson Manoel de Souza e o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola. Os Grão-Mestres reforçaram, em suas falas, o compromisso da Maçonaria com a liberdade, a Pátria e as instituições democráticas.
Ao final, com a formação da Guarda de Honra, todos entoaram o Hino à Bandeira Nacional, marcando o encerramento de uma noite de fortalecimento dos laços maçônicos e reafirmação dos princípios de fraternidade, justiça e harmonia.
O Soberano GMG Ademir Cândido da Silva saúda o GOB-SC e as Oficinas da Região Sul do estado e seus valorosos Quadros de Obreiros, desejando um fecundo ano maçônico, e coloca o GOB e seus Oficiais à disposição de todos, para os trabalhos em favor da Ordem e da Sociedade.
Sempre à frente o GOB e você!
Secretaria Geral de Comunicação do GOB