Artigo 315 do irmão Barbosa Nunes
O Grande Oriente do Brasil – Rondônia, comemorou no último dia 11 de fevereiro, 35 anos de trabalhos sociais, filosóficos e de defesa da família. É presidido, em segundo mandato, pelo Grão-Mestre Estadual, Juraci Jorge da Silva, tendo como Grão-Mestre Adjunto Roberto Scalércio Pires. Fizeram sua história ocupando desde o seu nascimento em 18 de dezembro de 1981, os Grão-Mestres Estaduais Romão Garcia, Artur Marques, Jacob Freitas Atallah, Euclides Sampaio Froes – Kida e Francisco Aleixo.
É nesta terra, que me fiz presente e fui acolhido com a fraternidade e alegria característica dos maçons, cunhadas e sobrinhos, participando de momentos que muito me engrandeceram.
Fui recebido em reunião do Ilustre Conselho Estadual, presidido por Roberto Scalércio Pires e integrado por dedicados maçons dos mais diversos e longínquos pontos de Rondônia. Na oportunidade foi homenageado com o título de Conselheiro Honorário, o Sapientíssimo Grão-Mestre Honorário, Euclides Sampaio Froes, entrega que fiz pela distinção concedida. Estava acompanhado do Grão-Mestre Estadual do Mato Grosso, Antônio Passos e do deputado Federal Ademir Cândido da Silva, tendo participado ainda, o Eminente Grão-Mestre Juraci Jorge da Silva.
O ponto alto e solene do evento aconteceu na sede do GOB-Rondônia, com cerca de 250 presenças. Para o evento foi criada especialmente a Comenda 35 Anos, que junto com um diploma comemorativo, foi entregue a irmãos que sempre prestigiaram o Oriente Estadual. Destaque para o Sapientíssimo irmão José de Góes, maçom mais antigo em atividade.
Fiquei honrado ao receber a comenda, juntamente com o Grão-Mestre Estadual, Juraci Jorge e Adjunto, Roberto Pires. Presidente da Assembleia Estadual, Guido Castelo Branco, Sapientíssimo Grão-Mestre Honorário, Euclides Fróes – Kida.
Presidente do Tribunal de Justiça, Francisco Ono, Presidente do Tribunal Eleitoral, Claudenilson Alves, Volney Ricardo, Presidente da Academia Maçônica de Letras, Procurador Estadual, Zaqueu Nojain.
Grão-Mestres Estaduais Édimo Muniz, Antônio Passos, José Telles, Armando de Souza Correa Junior, respectivamente do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Acre e Amazonas. Representante da Assembleia Federal, deputado Ademir Cândido, Grão-Mestre Honorário Francisco Aleixo, presidente da Fraternidade Feminina Estadual Terezinha Bolf, Grão-Mestre da Grande Loja, Sereníssimo irmão Aldino Brasil, deputados estaduais e federais.
Secretários Estaduais, Assessores, Veneráveis e o General Comandante da 17ª Brigada, irmão Costa Neves e as cunhadas presidentes das Fraternidades Femininas do Acre e Amazonas, Verônica Rosália e Ana Luisa.
Na minha palestra enfatizei com destaque a importância e o suporte de nossas cunhadas, através das Fraternidades Femininas, Estadual e de Lojas, que delas a maçonaria não pode prescindir. NO GOB-Rondônia, a Fraternidade Feminina Estadual é presida pela cunhada Terezinha Bolf.
Do pronunciamento em vídeo especialmente produzido para a comemoração, transcrevemos partes da fala do Grão-Mestre Juraci Jorge:
“Iniciei minha vida maçônica na Loja União e Perseverança, Loja Máter do estado de Rondônia, da qual fui Venerável por dois mandatos, no período de 2003 a 2007. Em meu mandato tem algumas passagens importantes, principalmente no que diz respeito ao trabalho eminentemente filantrópico, que é a essência da maçonaria. Nós tivemos uma cheia do Rio Madeira em 2014, e naquela oportunidade envolvemos a maçonaria e todas as Lojas do GOb-Rondônia para ajudar os ribeirinhos e todos aqueles afetados pela enchente. Milhares de famílias desabrigadas. Conseguimos mais de 2500 cestas básicas, colchões e outros, numa forma de ajudar a comunidade ribeirinha que naquele momento estava precisando. Naquela oportunidade o Grande Oriente de Rondônia foi contemplado com o título de “Amigo da Defesa Civil”.
É neste estado de Rondônia, que fui mais uma vez em missão maçônica, único estado brasileiro cujo nome homenageia uma figura histórica nacional, Marechal Rondon (1865-1958), que desbravou o norte do país em meados dos anos 1900, inclusive a região que hoje leva seu nome.
É neste estado, que tem uma fronteira seca de 1342 quilômetros com a Bolívia, que o povo é forte, destemido e canta como no seu hino, letra de Joaquim de Araújo Lima e melodia de José de Mello e Silva.
“Quando nosso céu se faz moldura, para engalanar a natureza, nós, os Bandeirantes de Rondônia, nos orgulhamos de tanta beleza. Como sentinelas avançadas, somos destemidos pioneiros, que destas paragens do poente, gritam com força: “Somos Brasileiros!”
Desta fronteira de nossa Pátria, Rondônia trabalha febrilmente, nas oficinas e nas escolas, a orquestração empolga toda gente. Braços e mentes forjam cantando, apoteose deste rincão, que com orgulho, exaltaremos, enquanto nos palpita o coração.
Azul, nosso céu é sempre azul, que Deus o mantenha sem rival, cristalino muito puro e conserve sempre assim. Aqui, toda vida se engalana, de beleza tropical, nossos lagos, nossos rios, nossas matas, tudo enfim.
Aqui, toda vida se engalana, de beleza tropical, nossos lagos, nossos rios, nossas matas, tudo enfim”.
Registro neste artigo minha homenagem aos 35 anos do Grande Oriente do Brasil – Rondônia, meu agradecimento ao Grão-Mestre Juraci Jorge, a todos os componentes da família maçônica rondoniense, ao irmão e fotógrafo Jorjão, que me enviou centenas de fotos e nesta terra quero e devo voltar ainda neste semestre para o lançamento do livro de Roberto Scarlécio Pires, a acontecer na cidade de Vilhena, contando a história do grande maçom que foi o General Lauro Sodré.
Nesta terra quero voltar também no próximo mês de janeiro para os 100 anos da Loja União e Perseverança.
Barbosa Nunes, advogado, ex–radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil – barbosanunes@terra.com.br