E o Museu Maçônico Ariovaldo Vulcano, que fica no Prédio do Centro Cultural Eurípedes Barbosa Nunes, na sede do Grande Oriente do Brasil é o guardião das peças e documentos desta história. E o Secretário Geral de Comunicação do GOB, Eminente Irmão Arlindo Chapetta, foi conhecer pessoalmente esse rico e importante acervo do Museu em Brasília.
Em sua visita, orientada pelo Secretário Geral de Educação e Cultura, Eminente Irmão Leonardo Augusto Reis, ele pode conhecer passo a passo desta história, começando pelos paramentos das Ordens Laterais ligadas ao Rito de York, que fica logo na entrada do museu. Na sequência, conheceu os quadros de Presidentes da República que foram maçons, a Galeria dos Grão-Mestres entre estes José Bonifácio de Andrada e Silva, D. Pedro I e as Personalidades importantes para independência do Brasil, Proclamação da República e Abolição da Escravatura, tudo isto na entrada do Museu, deixando uma importante mensagem sobre o passado glorioso da Ordem.
Já na parte interna do museu Ariovaldo Vulcano, o Secretário do GOB, foi agraciado com a bela visão de peças de arquitetura sobre o quê é a maçonaria e o que faz, documentos maçônicos antigos e peças sobre nossa simbologia. Também foi apresentado o acervo de jóias e peças maçônicas do século XVIII e XIX, rituais e aventais antigos dos ritos praticados no GOB, o espaço dedicado aos Graus Filosóficos e suas histórias.
Para os aficionados em antiguidades, o museu tem uma maravilhosa coleção de moedas e medalhas cunhadas em relação a maçonaria, vários decretos antigos, a primeira bíblia usada pela Loja número 2 do Brasil, entre outras peças, além de contar com uma maravilhosa coleção de Selos dos Correios alusivos a maçonaria.
O ponto alto da visita, para a maioria dos que por ali passam é a Réplica da pena que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, o Grande Oriente do Brasil é o guardião desta maravilhosa peça que fica guardada no acervo técnico. O museu tem um Espaço histórico sobre a trajetória da maçonaria no Brasil, e sobre a História da Proclamação da República, com documentos e também a carteira de iniciação do Presidente Jânio Quadros, bem como paramentos do Grão-Mestre Geral do GOB, que na época usava o Brasão da República no paramento, pois muitos ocuparam a função de Presidente e Grão-Mestre ao mesmo tempo.
Já no final da visita, temos um espaço bastante interessante, que é para os pins, chaveiros e medalhas de lojas maçônicas de todo País, vale a pena conferir. No Gabinete do Secretário Geral de Educação e Cultura, o Eminente Irmão Arlindo Chapetta, deslumbrado com o Museu e seu acervo, parabenizou a pasta de Cultura do GOB, e tem o sentimento que todo maçom Brasileiro e até os não iniciados, deveriam vir conhecer o Museu Ariovaldo Vulcano, e sua magnífica história, e sai da visita com o sentimento aflorado de pertencimento a maior e mais importante potência maçônica da América Latina, que em seus 200 anos de existência, em muitos momentos sua história se entrelaça com a do Brasil.
Esse é o GOB Junto de Você!
Gestão Múcio Bonifácio e Ademir Cândido
Secretaria Geral de Comunicação do GOB
Nos siga nas redes sociais do GOB: