Dias 9 e 10 de Março de 2016 – Brasília(DF)
Finalidade: Debater problemas brasileiros atuais.
Objetivo: Apresentar a Maçonaria do Grande Oriente do Distrito Federal como Instituição preocupada em debater problemas nacionais; promover discussões sobre temas estratégicos da atualidade; e interagir Maçons com membros de outros segmentos da sociedade.
Participantes: Maçons e não Maçons (evento público); Mestrandos, Doutorandos, Alunos de Instituições de Ensino Superior, dentre outros; integrantes de Centros de Estudos Estratégicos, alunos de Escolas de Altos Estudos, políticos formadores de opinião, etc.
As Palavras proferidas pelo Eminente Irmão Lucas Francisco Galdeano, Grão-Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal, por ocasião da Abertura do I Seminário Maçônico de Assuntos Estratégicos, realizado em 2009, sintetizam o objetivo do Seminário:
-
A Maçonaria é uma instituição essencialmente iniciática, filosófica, filantrópica, progressista e evolucionista, cujos fins supremos são: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Defende a plena liberdade de expressão do pensamento, como direito fundamental do ser humano, observada correlata responsabilidade. Combate a tirania e enaltece o valor demonstrado na prestação de serviços à Ordem, à Pátria e à Humanidade.
-
Nosso Seminário trata de Assuntos Estratégicos. Estratégia é uma palavra muito usada, na atualidade, e talvez pouco compreendida.
-
Vamos ver o que nos ensina o dicionário Houaiss
-
ESTRATÉGIA: termo militar. Parte da arte militar que trata das operações e movimentos de um exército, até chegar, em condições vantajosas, à presença do inimigo.
-
Foi esse o conceito usado durante séculos, exclusivo da área militar.
-
ESTRATÉGIA: termo militar. Arte de coordenar a ação das forças militares, políticas, econômicas e morais implicadas na condução de um conflito ou na preparação da defesa de uma nação ou comunidade de nações.
-
Esse conceito foi adotado após a difusão das idéias de Clausewitz, no século XIX, considerado um dos maiores teóricos em estratégia, da história.
-
Foi quando a estratégia deixou de ser exclusivamente militar a passou a ser de interesse de todos os cidadãos, na defesa do Estado.
-
ESTRATÉGIA: por extensão de sentido é a Arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos.
-
Esse conceito passou a ser adotado principalmente após a 2ª Guerra Mundial, em meados do século passado, quando as empresas privadas passaram a adotar princípios de guerra para obter sucesso no mercado concorrencial.
-
Estamos direcionando o presente Seminário para o segundo conceito, ou seja, aquele voltado para os objetivos nacionais, de extremo interesse para todos os cidadãos preocupados com os destinos do País.
-
A ideia de fazer esse Seminário não somente restrito aos círculos maçônicos; é permitir a integração e a participação de pessoas de todos os segmentos da sociedade, de modo a enriquecer as discussões e proporcionar consistências às propostas para as estratégias da Maçonaria.
Clique aqui para fazer sua inscrição.