Na noite do dia 19 de junho ocorreu a Instalação e Posse do Venerável Mestre Júlio Cesar Gonçalves da Ponte na ARLS Fraternidade Cearense Nº 136 jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil. A sessão Magna de Instalação e Posse foi presidida pelo Poderoso Ir Leonardo Monteiro Deputado Federal auxiliado pelos Irmãos Luiz Pinto do Amaral Neto, Moacir Clemente e Francisco Nascimento Tavares, membros da Comissão Especial de Instalação.
A Fraternidade Cearense foi a primeira loja regular, tendo sido organizada com registro em 1 de dezembro de 1859 junto ao Grande Oriente do Brasil com numeração de registro 136.Em 1937 foi uma das lojas fundadoras do Grande Oriente do Brasil Ceará.
Vários intelectuais, políticos e pessoas proeminentes fizeram parte dessa loja tais como Araripe Júnior, João Brígido, João Cordeiro, José Liberato Barroso, Justiniano de Serpa, Manuel Moreira da Rocha, Tomás Pompeu de Sousa Brasil, Nogueira Acioly, Gonçalo de Lagos Fernandes Bastos, Joaquim Mendes da Cruz Guimarães e Dario Telles de Menezes, fundador da Ypióca. Vários temas sociais foram discutidos por maçons da Fraternidade Cearense e ações sociais importantes foram protagonizadas pelos obreiros dessa loja no Ceara.
Durante a Questão Religiosa foi fundado o jornal “Fraternidade” (entre 1873 e 1875) que era redigido por maçons em defesa dos ideais do Liberalismo, notadamente a separação entre Igreja e Estado. A Fraternidade Cearense foi muito ativa no combate às mazelas da Grande Seca de 1877. Seus membros realizaram vários eventos e noticiavam para os ‘irmãos’ maçônicos do Brasil que mandaram fundos e donativos diversos para diminuir o sofrimentos da população mais carente. Também foi muito ativa no movimento abolicionista do Brasil. Realizou vários eventos para arrecadação de fundos para pagar a alforria de escravos.
Nos siga nas redes sociais do GOB: