Na data de 28 de março de 2016, já pela décima vez, entrou em exercício para os próximos 21 dias, do Grão-Mestrado Geral do Grande Oriente do Brasil, o Sapientíssimo irmão Barbosa Nunes, por viagem internacional do Soberano Marcos José da Silva.
Ao momento de sua assunção, assim se pronunciou:
“O faço privilegiado pela passagem no Grão-Mestrado Geral Adjunto, tendo como exemplo este irmão que me honrou em fazer parte de sua chapa, dedicado integralmente nos últimos 20 anos ao Grande Oriente do Brasil, que é Marcos José da Silva.
Tenho a consciência nítida de que devo ser servidor da fraternidade, que procura caminhar harmonizando, fortalecendo minha peregrinação, para que o GOB seja mais participativo e presente, de começo e na vida do maçom. Antes, agora e continuadamente, nossa Potência entrou, entra e entrará sempre, incluindo-se fortemente na vida de nossa terra, tão querida e precisada.
Que Deus nos ampare em mais uma missão. Um período de minha história que levarei para sempre, como andarilho que prega e insiste para que o homem maçom se forme de dentro para fora e não de fora para dentro. Cultive a união, fraterno, e se vigie para que a vaidade não chegue.”
Assim se dirigiu aos irmãos do GOB, colocando-se à inteira disposição, na sequência normal da administração Marcos José da Silva.