O lançamento da Comenda aconteceu na noite desta quinta-feira (17), no Plenário do Legislativo Municipal.
Instituída em junho de 2022, por meio da Lei Nº 7.284, de autoria do vereador Lucivaldo Medeiros, a Comenda Múcio Bonifácio Guimarães é uma honraria criada pela Câmara Municipal para homenagear servidores públicos que tenham prestado notáveis serviços ao Município.
Criador da Comenda, o presidente Lucivaldo lembrou parte da história do homenageado, destacando sua atuação como servidor público, onde exerceu com maestria todos os cargos por ele assumidos. “Por onde passou, Múcio Bonifácio deixou sempre uma marca de grandes realizações, com atuações pautadas pela dedicação, profissionalismo, correção e resultados. Ao criarmos esta honraria, além de homenagear o Mucio, visamos também estimular nossos servidores públicos a buscarem, assim como ele, a excelência no desempenho de suas funções”.
Lucivaldo destacou e agradeceu ainda a presença dos amigos e familiares do homenageado e dos maçons de Rio Verde e de todas as outras cidades do Brasil.
Falando aos presentes, Múcio destacou sua alegria pela honraria, agradecendo ao vereador Lucivaldo pela propositura da Lei que o homenageia. “Sempre fiz o melhor que pude em todas as funções que exerci, por isso agradeço ao Lucivaldo e aos demais vereadores por este reconhecimento. Esta, com certeza, é uma alegria que vou levar por toda a minha vida”.
No decorrer da sessão, foram apresentados três vídeos, um relatando a biografia do homenageado e os outros dois com depoimentos pessoais de sua esposa, Jussane Guimarães e de seu amigo, Dr Fernando de Oliveira Castro.
A solenidade contou ainda com a apresentação da Orquestra de Violeiros e Sanfoneiros de Rio Verde e interpretações do Hino Nacional Brasileiro, com a cantora Joice Graciano e do Hino a Rio Verde, com Rony Cardoso. Contou ainda com a presença da esposa do Múcio, Jussane Guimarães, dos filhos Lívia, Natália e Múcio Filho, e de seus irmãos, Márcio Bonifácio, Laudelino Guimarães, Laura, Melania e Katia.
Presentes no evento muitos maçons e familiares da região e do Estado de Goiás e os vereadores de Rio Verde Gerlos, Idelson Mendes, Geraldo Neto, Luciano Perpétuo, Flávia Furtado, Orestes Ferreira, Sargento Ubiratan, Lucia Batista, Luiz Encanador, Marussa Boldrin, Lindomar Neves e Zé Henrique; o Secretário de Saúde, Djan Barbosa de Freitas, no ato representando o prefeito Paulo do Vale e o ex-vereador Zé Antônio Batoré, entre outras personalidades.
Sobre MÚCIO BONIFÁCIO GUIMARÃES
Nascido em Rio Verde em 26 de outubro de 1947, é filho de Laudelino Nogueira Guimarães e Carolina Bonifácio Guimarães. Casado com Jussane Lopes Bonifácio Guimarães tem três filhos: Lívia Carolina Lopes Bonifácio Guimarães, Natália Lopes Bonifácio Guimarães e Mucio Bonifácio Guimarães Filho. Bacharel em Direito, dentre outras funções, Mucio foi professor do ensino médio, radialista, funcionário concursado do Banco do Brasil, vice-presidente do Banco BEG e Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de Goiás.
Como servidor público, Mucio marcou sua passagem em vários órgãos governamentais do Estado de Goiás. Foi Superintendente da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás, Diretor de Assistência do IPASGO, Chefe de Gabinete da Presidência do DETRAN, Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Fazenda e Chefe de Gabinete da Presidência da Saneago, Saneamento de Goiás S/A. Entre 1985 e 1988, foi Presidente da Fundação de Ensino Superior de Rio Verde, hoje Universidade de Rio Verde, onde promoveu a vinda de vários cursos, como o de Agronomia, Zootecnia, Direito, Administração e Ciências Contábeis.
Matéria elaborada pela Câmara de Rio Verde
Esse é o GOB junto de você!
Secretaria Geral de Comunicação e Informática do GOB