Em 13 de fevereiro, me desloquei com 23 irmãos maçons, sendo 15 deputados federais, em viagem agradabilíssima para Monte Alegre de Minas, cidade localizada no Triângulo Mineiro, distante de Goiânia cerca de 300 quilômetros e 67 de Uberlândia. Nas margens do Rio Paranaíba, já aguardava a comitiva do presidente da Assembleia Federal Maçônica, Múcio Bonifácio, o maçom Idercy Cabral de Castro, da Loja “Justiça e Caridade”, de Itumbiara. Seguindo, passamos pelo “Trevão”, outrora ponto histórico de parada, especialmente famílias e negociantes.
Na chegada à Monte Alegre de Minas, fomos mais uma vez privilegiados com a tradicional e fraterna acolhida mineira, vindo nos receber o Venerável Mestre da Loja, Sérgio Ricardo Arantes Diniz e sua esposa, presidente da Fraternidade Feminina, Luciene Diniz, ao sabor natural da fruta que identifica o município como um dos maiores produtores de “abacaxi” e do “pão de queijo”, genuinamente mineiro.
Ali nos juntamos a mais 100 maçons da região, Belo Horizonte, São Paulo e Goiás para comemoração dos 120 anos da Loja Maçônica Estrela Montealegrense, fundada em 1° de fevereiro de 1896.
Participamos de uma sessão organizada, bem conduzida pelo Venerável Sérgio Ricardo, altamente prestigiada por autoridades do Grande Oriente do Brasil. Eduardo Rezende, Grão-Mestre Estadual do GOBMG, Cláudio Willian Alves, Grão-Mestre Estadual Adjunto, Celso Rafael, presidente da Assembleia Estadual, Múcio Bonifácio, presidente da Assembleia Federal, Amintas Xavier, Grão-Mestre Honorário, Delegado Litúrgico e representando o Excelso Conselho do Rito Escocês, José Alves Teixeira, Albert Louis, coordenador da bancada federal mineira, portador da Comenda Dom Pedro I, Gabriel Gomes, prefeito municipal e maçom, Alvim de Mendonça e o representante do Grão-Mestre de Goiás, Luis Carlos de Castro Coelho, Paulo Menezes. Com muita honra no cargo de Grão-Mestre Geral Adjunto, representei o Soberano Grão-Mestre Geral Marcos José da Silva.
Templo lotado e engalanado. De início foi apresentado um vídeo produzido com técnica e conteúdo histórico detalhado dos 120 anos da Loja, produzido pelo deputado federal Leonardo Rodrigues.
Momento de muita emoção foram as homenagens prestadas aos ex-veneráveis em número de 12, com 10 presentes: Antônio Sandim de Moura, João Evangelista de Andrade, Frederico Arantes, Jessênio Maia dos Santos, Rodiney Miranda, José Antônio da Silva, Osvaldo Divino de Souza, José Roberto Camassute, Antônio Gabriel Gomes, Sidney Cardoso Braga Junior, Fred Alexandre Santana e Sérgio Ricardo Arantes.
Consta no ato de fundação em 1896, os seguintes maçons: Vicente Meirelles do Carmo, primeiro venerável e Antônio Fonseca Ferreira Campanha, Feliciano Machado Braga, Antônio Fernandes Villela Andrade, Olímpio Soares de Vasconcelos, Antônio Martins Cardoso, Agostinho José Paulo Viard, Joaquim Bento de Arantes, Alfredo Villela de Andrade, Antônio Thomaz de Rezende Ferreira, Modesto Martins de Sá, José Villela Marquez, João José Carlos Peixoto e Francisco Gonçalves da Motta.
Monte Alegre de Minas e a Loja Estrela Montealegrense caminham juntos e fazem história. O município foi criado pela Lei Provincial, de 16 de setembro de 1870. A Loja 26 anos depois.
Pelas terras onde hoje se localiza Monte Alegre, em 1820, uma picada, ligando São Paulo às terras de Goiás. Neste local foi fundado um arraial que recebeu o nome de Monte Alegre, por encontrar-se em um monte com vistas excelentes. O arraial cresceu, hoje com cerca de 23 mil habitantes, em uma extensa área de 2. 596 quilômetros quadrados, que já foi denominado “capital nacional do abacaxi”, pela grande produção dessa fruta. Pecuária desenvolvida, boa produção de café, com Monte Alegre de Minas incentivando ações para o setor cultural.
Há pontos históricos marcantes que foram registrados em livros, publicações e reportagens de alcance nacional. Cito em síntese que a capital do Mato Grosso do Sul, foi fundada por um montealegrense, José Antônio Pereira, filho do colonizador da cidade triangulina. As bandeiras de Monte Alegre de Minas e Mato Grosso do Sul tem muita semelhança. A 5 quilômetros da cidade, um Cemitério dos Bexiguentos homenageia a heróis anônimos que fizeram parte da história do Brasil. Com muita coragem, participaram da Retirada de Laguna, antes engajados e acompanhando os comandantes militares, rumo à Laguna na Guerra do Paraguai. Dos 1680 que foram, voltaram 700 alquebrados, muito doentes, com cólera e graves doenças, quando 7 deles, foram sepultados neste local, distante da cidade, pelo receio da população de serem contaminados.
No templo da Estrela Montealegrense, os Irmãos podem galgar do grau 4 até o grau 30, Lojas Filosóficas instaladas na sede da Loja e presididas por Leonardo Augusto Reis.
A Loja Maçônica Estrela Montealegrense participou e executou ações sociais como campanha para criação da APAE, construção de parque de lazer que resultou no Clube Campestre do Buriti, instituição da Ordem DeMolay, fundação do Abrigo Padre Chico, uma associação de maçons espíritas para amparar idosos em condições de risco, com parceria entre a Loja e o Centro Espírita Alfredo Júlio. Em 1950 a maçonaria liderou e iniciou a construção da Santa Casa de Misericórdia, com as primeiras diretorias formadas por membros da Loja.
A destacar, a Igreja Matriz de São Francisco das Chagas, patrono da cidade, que se encontrava nos anos 50 com grandes problemas estruturais, construída em 1900 e foi alvo de uma campanha maçônica junto à comunidade, para sua reforma.
No meu pronunciamento, disse que Monte Alegre é terra doce e da felicidade, na doçura do abacaxi e no orgulho que seus filhos dela tem, muito bem expressada no seu hino, de autoria de Antônio Luiz de Souza, “Tonato”, que tem o título de “Terra da Felicidade”.
“Dizem que a felicidade, Certa vez saiu a procurar, De cidade, em cidade, Uma delas pra morar.
E chegando aqui um dia, Pernoitou pra descansar, E vendo tanta paz, tanta alegria,
Resolveu aqui ficar.
Monte Alegre, Monte Alegre, Por que é que tanta gente te quer bem? Tens um quê um quê de diferente, Que nenhuma outra terra tem.
Tuas noites lindas são mais lindas, É mais lindo o teu luar, Foi por isso que a felicidade, Te escolheu para morar. “
Parabéns Loja Estrela Monte Alegrense pelos seus 120 anos.
Barbosa Nunes, advogado, ex-radialista, membro da AGI, delegado de polícia aposentado, professor e maçom do Grande Oriente do Brasil – barbosanunes@terra.com.br.