Pensamento positivo, mão na massa, visão de futuro e trabalho em Equipe são referenciais das Lojas que integram a Ala Norte do Distrito Federal que, juntas idealizaram o PROJETO VOLTA PARA CASA, ou PVC, como, carinhosamente, é chamado pelos Irmãos, cujo objetivo é resgatar maçons inativos, que preencham os requisitos para o regresso e trazê-los de volta às Colunas da Arte Real, via filiação ou regularização.
A A.’.R.’.L.’.S.’. Duque de Caxias no. 1776, liderou o Projeto, o submeteu à apreciação do Ilustre Grão-Mestre Geral Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães e, com muita alegria, acaba de dar um exemplo de sucesso do resultado dessa empreitada, com a regularização, no dia 24 de Outubro, de três valorosos Mestres Maçons: Marcelo Joaquim Nunes Moreira, Sebastião Augusto de Azevedo Filho e Sérgio Fonseca Iannini.
Nascido no período nebuloso e sombrio da Covid-19, quando se verificou um esgarçarmento das relações sociais em todos os níveis e um evidente crescimento da evasão em nossas Colunas, O PROJETO PVC, já com protocolos e procedimentos definidos, vai em busca do Irmão que deixou a Ordem e, também, nos deixou, dialoga sobre as razões do afastamento e, atendidas as condições regimentais, o traz DE VOLTA PARA CASA.
Pedro Fernando dos Santos, V.’.M.’. da Duque de Caxias, um dos líderes do PVC, costuma dizer que “o trabalho não só dignifica o ser humano individualmente, mas, desenvolvido em conjunto, fortalece a Equipe e é fator de mudança das condições de vida em sociedade, na medida em que dá resultados e contagia positivamente as pessoas”.
Com esta visão, acredita que o PVC possa se espraiar por outras jurisdições e aperfeiçoar a forma de trazemos DE VOLTA PARA CASA muitos Irmãos que cumpriram períodos sabáticos e gostariam de “pedir sua nova inscrição.