Noite de Homenagens a Expoentes Maçons da Loja Maçônica Aurora de Brasília n° 1634, com a presença do Grão-Mestre Geral e Adjunto do Grande Oriente do Brasil.
Em Sessão Magna Pública, promovida pela Loja Maçônica Aurora de Brasília nº 1634, GODF, tendo como Venerável Mestre, o Irmão Jomilton Vista Souza, que de forma ímpar, conduziu os trabalhos com a presença do Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre Geral, Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral Adjunto, Eminente Irmão Reginaldo Gusmão Albuquerque, Grão Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal, e Adjunto Eminente Irmão Marcos Noronha. Na Importante Sessão, houve a entrega de Títulos e Condecorações na ordem que se segue.
Outorgados os títulos de Grande Benemérito da Ordem, aos Veneráveis Irmãos Amadeu Strontika e Lairton Galashi Ripoll. Outorgada a Cruz da Perfeição Maçônica ao Irmão Inimá José Valente Outorgada a Estrela da Distinção Maçônica ao Irmão Asdrúbal de Carvalho Jacobina. E no ponto alto da sessão, foram outorgadas a Comenda da Ordem do Mérito Dom Pedro I aos Sapientíssimos Irmãos Allan Kardec Guimarães Fortes, Antônio Valmir Campelo Bezerra, Eutímio Bandeira Ortegal e Orismundo Mendonça de Araújo.
Na ocasião, o Sapientíssimo Irmão Antônio Valmir Campelo Bezerra pronunciou o seguinte discurso em nome de todos os agraciados:
“Permita-nos, Venerável Mestre, em primeiro lugar, agradecemos ao Grande Arquiteto do Universo que é Deus, a oportunidade de manifestarmos o nosso contentamento e a nossa alegria de podermos ter tido forças necessárias para construirmos os abrigos da virtude e os caminhos retos que consolidaram os ditames das nossas vidas nos últimos cinquenta anos de atividades maçônicas, em estrito cumprimento de suas verdades e a prática sistemática das virtudes pregadas pela nossa Ordem.
Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, prezadíssimos irmãos e cunhadas, minhas senhoras, meus senhores, hoje estamos imbuídos de muito orgulho (sem pecado), por termos feito uma sábia escolha de vida e nela permanecermos, por mais de cinco décadas sem nos desviarmos por outros caminhos que não os da nossa Ordem Maçônica, viga, baldrame, alicerce que nos sustentaram as nossas famílias, rumo ao grande capítulo até ao topo da Escada de Jacó.
Hoje nos sentimos muito honrados pela distinção a nós concedida pelo G?O?B?, por meio século de atividade plena nos mistérios da Maçonaria em nos conceder as Condecorações da Ordem do Mérito Dom Pedro I, das Comendas Cruz da Perfeição Maçônica e de Grande Benemérito da Ordem.
Dia diferente, Soberano Grão Mestre e amados irmãos, hoje podemos afirmar que estamos vivendo a consagração da nossa fidelidade ao G?O?B?, a nossa dedicação à família e a consagração bíblica quando afirma: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.”
Hoje estamos sublimados, Venerável Mestre e queridos irmãos!
Este momento nos autoriza imitar o apóstolo Paulo: “Combatemos o bom combate, acabamos a nossa carreira e guardamos a nossa fé.”
Irmãos, registramos a nossa confissão tácita e única de que jan1ais alcançaríamos tal honraria, como a de hoje, se não fossem o desvelo, a dedicação, a compreensão e a renúncia de nossas esposas e filhos que reconhecerem as nossas ausências enquanto trabalhávamos, construindo templos à virtude para o engrandecimento da família e da nossa Pátria.
Neste momento sentimos a angústia e a preocupação na tentativa da desmoralização da moral e da família, mas se fortalece a luta pelos nossos princípios – Amor, Família Justiça, e Pátria para que a humanidade se torne melhor e mais fraterna.
Construir uma história dá de fato muito trabalho. É necessário dedicação, empenho e total entrega à causa em que se acredita e se defende diariamente.
George Eliot sintetizou em uma frase o alicerce que eu encontrei para dizer algumas palavras. “Abençoado o homem que, não tendo nada a dizer se abstém de demonstrá-lo com palavras.” Já Hipólito da Costa que foi Grão-Mestre Provincial da Inglaterra afirmava: “O primeiro dever do homem em sociedade é ser útil aos membros dela; e cada um deve, segundo as suas forças físicas e morais, administrar em benefício da mesma os conhecimentos ou talentos que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou.”
A maior necessidade do mundo é de homens. Homens que não sejam comprados ou vendidos. Homens honestos no mais íntimo dos seus corações e em defesa da família, da moral e da sociedade.
Homens cuja consciência é tão fiel ao dever como a agulha magnética ao pólo. E o objetivo da Maçonaria é criar tais homens.
Valmir Campelo”
Entre as várias autoridades presentes, destacamos a presença além dos Grão-Mestres já citados, da comitiva do GOB, através dos irmãos, Eminente Irmão Féres Jáber, Secretário Geral de Planejamento do GOB, Eminente Irmão Eliseu Kadesh, Secretário Geral Adjunto de Educação e Cultura, Poderosos Irmãos Robson Gouveia e Walber Coutinho, Assessores do GOB, entre as muitas autoridades e dignidades presentes.
Esse é o GOB Junto de Você!
Gestão Múcio Bonifácio e Ademir Cândido
Secretaria Geral de Comunicação do GOB
Nos siga nas redes sociais do GOB: