Meus Irmãos do Grande Oriente do Brasil, o nosso respeito e a nossa saudação.
Alguns Irmãos têm nos perguntado se é permitida a utilização da medalha do Arco Real em Loja Simbólica, conforme autorização ritualística do Primeiro Grande Principal - Mui Excelente Companheiro Ademir Cândido da Silva, no cumprimento de suas atribuições. Esclarecemos que além de permitido, nós estimulamos essa prática entre os membros da Ordem.
O Sagrado Arco Real é o complemento da vida maçônica no simbolismo. Além de ser uma ordem de aperfeiçoamento, diferente das demais ordens maçônicas e corpos filosóficos, o Sagrado Arco Real, é uma ordem que pertence ao corpo do Grande Oriente do Brasil e é administrada pelo seu Grão-Mestre Geral, que delega as demais funções aos membros ativos e regulares do GOB. Sua estrutura administrativa, ritualística e financeira é de responsabilidade do GOB e seus Capítulos estão sempre vinculados a uma Loja Simbólica do GOB.
Essa é a ligação e a permissibilidade do uso da medalha pelos Maçons em Loja Simbólica. Lembramos ainda que essa possibilidade é uma tradição de séculos da Maçonaria tradicional, com seu início na fundação da Grande Loja da Inglaterra, pertencendo a todos os Ritos do Simbolismo do Grande Oriente do Brasil e não só ao Rito de York, pela sua complementação à Lenda Hirâmica.
Neste sentido e devido a esta conexão inseparável, temos incentivado não só a entrada dos Irmãos no Sagrado Arco Real do GOB e a busca pelo conhecimento intrínseco à sua ritualística, história e simbolismo, mas também o fomento do seu aprendizado no dia a dia do Mestre Maçom que, pelos conhecimentos adquiridos, passou a ter uma nova relação com o Divino. Por isso, o uso da medalha do Sagrado Arco Real do GOB, ao lado do seu coração, sempre o lembrará desta ligação com Deus e a Maçonaria.
Arlindo Batista Chapeta
Segundo Grande Principal
Secretaria Geral de Comunicação do GOB