Pela primeira vez o Brasil é palco do maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas de 2016. Estima-se que o evento, que dá início oficial a 36° Olimpíada, reúna mais de 30 mil voluntários. A temática desta edição é sobre a formação da sociedade brasileira, e trará espetáculos que promete muita tecnologia e críticas sociais, mostrando as dificuldades e as maravilhas do país sede.
Neste dia tão importante para a história do país, milhões de brasileiros se reunirão, seja em frente da TV, seja no assento do estádio, para homenagear e celebrar, torcer e se emocionar pelos dedicados atletas que representam orgulhosamente o Brasil, que apesar de todas as dificuldades, não deixa de se unir para exaltar a importância do esporte.
Uma das cidades do futebol, Brasília receberá dez partidas do torneio olímpico durante os Jogos Rio 2016. O Mané Garrincha será palco de embates tanto entre as seleções masculinas, quanto as femininas. Além de duelos de primeira fase, a capital federal também receberá duas partidas de quartas de final, uma entre os homens e outra entre as mulheres. Entre os destaques, está o início da caminhada do inédito ouro olímpico para o futebol masculino: as duas primeiras partidas do Brasil serão disputadas no Mané Garrincha. A estreia do Brasil está marcada para o dia 4 de agosto, diante da África do Sul. A partida que abre os trabalhos do futebol nas Olimpíadas, também no Mané Garrincha, será o duelo entre Iraque e Dinamarca, às 13h.