A A.R.L.S. 06 de Março de 1817 n° 0015, representada por seu Venerável Mestre Paulo Ornilo Barreto de Oliveira, A.R.L.S. Fraternidade e Progresso n° 0282, representada pelo Venerável Mestre Luciano Carmelo, e o Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana, por seu presidente Harlan de Albuquerque Gadelha Filho, realizaram na noite de 17 de dezembro de 2021, SESSÃO MAGNA CULTURAL EM HOMENAGEM AO BICENTENÁRIO DA JUNTA GOVERNATIVA DE GOIANA E DA LOJA 06 DE MARÇO DE 1817, no Plenário da Câmara Municipal de Goiana/PE, dando início as comemorações do Bicentenário dos movimentos antecipadores da Independência do Brasil, sob os auspícios do Grande Oriente do Brasil.
A Sessão Magna Cultural, contou com uma Palestra do Prof° Dr. George Félix Cabral de Souza, sob o tema “A MAÇONARIA E OS MOVIMENTOS ANTECIPADORES DA INDEPENDÊNCIA EM PERNAMBUCO”.
A Sessão foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Eduardo Miranda, e Coordenada pelo Poderoso Ir. Marcos Luiz da Costa Cabral, Assessor Especial do Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil.
O Soberano Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, Ir. Múcio Bonifácio, foi representado pelo Poderoso Ir. Marcos Cabral, através do Ato n° 34.241, de 13 de dezembro de 2021.
O Sapientíssimo Grão Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil, Ir. Ademir Cândido, foi representado pelo Poderoso Ir. André Luiz Magalhaes de Amorim, através do Ato n° 34.246, de 17 de dezembro de 2021.
O Sapientíssimo Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil, Ir. Arquiariano Bites Leão, se fez representar através do Ato Administrativo n° 066/2021, pelo Poderoso Ir. André Magalhães, Deputado Federal e Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da SAFL.
A Sessão Magna Cultural contou com a participação do Eminente Ir. Aderaldo Pereira de Oliveira, Secretário Geral Adjunto de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil, Poderosos Conselheiros Estaduais do Grande Oriente de Pernambuco, Veneráveis Deputados Estaduais José Alves da Silva Filho, Paulo Roberto Tavares da Silva e Outros, Veneráveis Mestres, representantes da Ordem Demolay, Cunhadas, Sobrinhos e representantes da Sociedade Civil da Mata Norte Pernambucana.
Foram homenageados na Sessão Magna Cultural, com Diploma e Medalha 200 Anos: O Soberano Grão Mestre Geral do GOB, Ir. Múcio Bonifácio; O Sapientíssimo Grão Mestre Geral Adjunto, Ir. Ademir Cândido; O Prof. Dr. George Félix Cabral de Melo, palestrante da noite; A Juíza Federal Dra. Nilcea Barbosa Maggi; O Vereador Eduardo Honório Carneiro, Presidente da Câmara Municipal de Goiana; O Magistrado José Raimundo Santos Costa, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco; O Deputado Estadual Clodoaldo Magalhães; O Eminente Ir. Aderaldo Pereira, Secretário Geral Adjunto de Entidades Paramaçônicas do GOB; O Eminente Ir. José Alves da Silva Filho, Deputado Estadual da PAEL/GOPE; O Venerável Ir. Paulo Roberto Tavares da Silva, Deputado Estadual PAEL/GOPE, e Procurador Municipal da Câmara Municipal de Goiana/PE; O Padre José Edson Ferreira, Pároco de Goiana/PE e o Frei Almir Geraldo M. de Andrade , Prior do Convento do Carmo de Goiana/PE.
Foram agraciadas, com Diploma e Medalha 200 Anos as seguintes Instituições: A Loja Maçônica 06 de Março de 1817; A Loja Maçônica Fraternidade e Progresso; O Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano; O Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana/PE; O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano; A Sociedade Musical Curica, patrimônio cultural de Pernambuco; A Banda Musical Saboeira, patrimônio cultural de Pernambuco; O Caboclinhos União Sete Flexas de Goiana, patrimônio cultural de Pernambuco; A Pretinhas do Congo de Goiana, patrimônio cultural de Pernambuco.
Na majestosa Sessão Magna Cultural comemorativa, reinou a harmonia, respeito e equilíbrio entre todos.
Ao final do evento a Câmara Municipal de Goiana congratulou a todos com um Ágape Fraternal, ao som da Sociedade Musical Curica.