Durante a Idade Média, os Maçons reuniam-se a céu aberto, nos canteiros de obras dos edifícios em construção. Na fase especulativa, as reuniões passaram a ser realizadas nas tavernas inglesas. Ainda não havia o Templo, como o conhecemos atualmente.
Na Baixada Santista o fascínio sempre existiu pelas Sessões a céu aberto. O embrião foi a pioneira Sessão Comemorativa aos 500 anos do Descobrimento do Brasil, realizada em 28 de janeiro de 2000, que contou com a presença de 1.200 Irmãos, representando 99 Lojas.
Assim, a partir de 8 de novembro de 2008, passamos a realizar as Sessões a céu aberto na região, estando, portanto, em sua décima primeira edição.
Em 25 de junho de 2022 a Secretaria Geral de Comunicação do GOB e Secretaria Estadual de Comunicação do GOB-SP realizaram Sessão Maçônica Colaborativa a Céu Aberto com as Lojas da 3ª Macrorregião Centro e apoio da ARLS João Otávio dos Santos em homenagem ao bicentenário do Grande Oriente do Brasil, em São Vicente, nas dependências do Rancho Chão Mineiro, Estrada de Paraetinga nº 2.916, de propriedade do Irmão Márcio Francisco Flor.
A Sessão foi composta pelos Veneráveis Mestres da região. Presidida pelo Venerável Mestre Luiz Ernesto Allegretti Domingues, da ARLS João Otávio dos Santos nº 2.916, a Sessão Colaborativa teve atuando como 1º Vigilante Marcos Lima dos Santos, da ARLS Paulo Gasgon nº 1.642; 2º Vigilante Amauri Maciel, da ARLS Castro Alves nº 4.226; Orador Antonio Alvares Monteiro, da D. Pedro I nº 1.133; Secretário André Luiz Nascimento Santos, da ARLS Lisboa nº 4.150; Tesoureiro Victor Cabral Ferreira, da ARLS Fraternidade Acadêmica de Santos nº 3.279; Chanceler Fabiano dos Santos Gomes, da Ben Yisrael nº 3.574; Mestre de Cerimônias José Luiz Rodriguez Vaz, da ARLS Igualdade Santista nº 2.164; Hospitaleiro Rogério Henrique de Souza, da ARLS Acácia de Praia Grande nº 4.538; Hospitaleiro Adjunto Claudemir Ribeiro dos Santos, da ARLS Quintino de Lacerda nº 4.061; Mestre de Harmonia Edmar Pierre Rabelo, da ARLS João Otávio dos Santos nº 2.916; 1º Diácono Carlos Alberto Fernandes da Costa, da ARLS Florentino Diegues Gonçalves nº 2.691; 2º Diácono Eduardo Francisco Teixeira Jr., da ARLS João Otávio dos Santos nº 2.916; 1º Experto Clayton Gerber Mangini, da ARLS Cavaleiros Escoceses nº 3.976; 2º Experto Paulo Cesar Carvalho, da ARLS Estrela Vicentina nº 2.156; e Cobridor Márcio Francisco Flor, da João Otávio dos Santos nº 2.916.
Devido às condições climáticas, chuva intermitente, a parte final da Sessão foi realizada em uma das salas do Rancho Chão Mineiro. O evento teve palestra efetuada pelo Irmão João José Viana, em duas etapas, Síntese Histórica do Grande Oriente do Brasil e Fatos pitorescos das Sessões Maçônicas a Céu Aberto.
Na sequencia, homenagens. O Grande Oriente do Brasil foi homenageado com placa alusiva e com a menção das Lojas representadas; a ARLS João Otávio dos Santos nº 2.916 pelo apoio na realização das Sessões Maçônicas a Céu Aberto na região; e o Irmão Márcio Francisco Flor pela cessão de sua propriedade para a realização das Sessões a Céu Aberto desde 2013.
Ao final, foi sugerido, com a concordância do Irmão Márcio Francisco Flor, a construção de um Templo Maçônico a Céu Aberto. Para viabilizar o empreendimento, será criada Comissão Especial para análise e apresentação de proposta.
Presentes 95 Irmãos, representando 33 Lojas Maçônicas, entre outros, João José Viana, Secretário Geral Adjunto de Comunicação do Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil; Lindimar Almeida Santos, Assessor Especial do Grão-Mestre Geral; Márcio André Rodrigues Marcos, Secretário Estadual Adjunto de Relações Internas; José Nunes Dias Jr., Secretário Estadual Adjunto de Comunicação do Grande Oriente do Brasil de São Paulo; Arli Amaro Vieira, Diogo Medeiros de França, Edu Ferreira Vaz e João Carlos de Sá, Assessores Distritais; e Adenilson Amorim e Pedro Bernardinelli Jr., membros da Poderosa Assembléia Estadual Legislativa.
Fotos: Carlos Augusto Ferreira da Silva
Este é o GOB Junto de Você!
Secretaria Geral de Comunicação do GOB