O dia 20 de abril de 2022 ficará marcado na história da maçonaria capixaba. A Sessão Conjunta Comemorativa com nove Lojas, em homenagem ao
Inconfidente Tiradentes, foi realizada no Templo da
ARLS Luz do Planalto, com a presença de mais de 100 irmãos.
O evento, que também faz parte das comemorações do bicentenário do Grande Oriente do Brasil, contou com as presenças de autoridades ilustres, como Veneráveis de outros orientes da Federação, Mestres e um grande número de aprendizes maçons.
Em destaque, o Grão-Mestre Geral Adjunto, Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido da Silva e o Eminente Secretário Geral da Guarda dos Selos, Irmão Ruy Ferreira Borges, além do Eminente Grão-Mestre Estadual, Irmão Hélio Soares da Luz Sodré, do Poderoso Irmão José Paulo Tonoli, Grão-Mestre Estadual Adjunto, do Eminente Irmão Luiz Alberto Teixeira, Presidente da Poderosa Assembleia Legislativa, do representante capixaba do Conselheiro Federal da Ordem, o Poderoso Irmão Francisco Guilherme Maria Apolônio Cometti, além de várias outras autoridades da Ordem.
Presidida pelo Venerável Mestre,
Ivanildo José Caetano, a sessão homenageou o Irmão,
Otávio Luiz Barbosa de Araujo Junior, com o título de
Distinção Maçônica e o Irmão,
Anderson dos Santos Amaral, com o título de
Benemérito Estadual da Ordem.
Para o Sapientíssimo Irmão Ademir Cândido, a beleza da diversidade de Ritos presentes à sessão fortalece a união da Ordem. Ele destaca a força que a Maçonaria tem na história das liberdades do Brasil e a importância em solidificar a Ordem.
“O Espírito Santo, junto com o estado de Santa Catarina, são os que mais cresceram na Federação. O GOB-ES, em especial, assumiu um compromisso de fortalecer e modernizar a nossa Ordem e estamos comprovando isso, por meio do trabalho, dos convênios e todos os esforços em contribuir com a vida do Maçom”, destaca o Sapientíssimo Irmão Ademir.
A noite comemorativa ao Inconfidente Tiradentes, também foi marcada pela lembrança do heroísmo do Irmão Domingos José Martins, que foi fuzilado em praça pública, no estado de Pernambuco, como explicou o Eminente Irmão Sodré.
“Além do alferes Tiradentes, que também lutou por nossas liberdades, temos o nosso irmão Domingos José Martins, que era do município de Itapemirim; um capixaba fuzilado em praça pública por defender a independência do Brasil. Precisamos valorizar esse irmão. Fico emocionado, pois a Maçonaria sempre vai produzir esses líderes, uma vez que somos livres e de bons costumes”, conclui emocionado o Eminente Irmão Sodré.
A sessão foi realizada pelas Lojas:
*ARLS Acácia Formosa de Santa Cruz nº 4483*
*ARLS Aníbal Freire nº 1913*
*ARLS Caridade e Esperança nº 2620*
*ARLS Cavaleiros de Aço do Espírito Santo nº 4480*
*ARLS Cavaleiros Templários nº 4421*
*ARLS Estrela de Manguinhos nº 4340*
*ARLS Grão-Mestre Francisco Murilo Pinto nº 3396*
*ARLS Luz do Planalto nº 2331*
*ARLS União, Vigilância e Perseverança nº 3315*
*GOB-ES*
Preservando os valores familiares
Esse é o GOB junto de você!
Secretaria Geral de Comunicação do GOB