O Grande Oriente do Brasil, por seu Grão-Mestre Geral Soberano Irmao ADEMIR CÂNDIDO, parabeniza a Secretaria Geral de Relações Maçônicas Exteriores, por em 11-03-2024 se fazer presente junto ao Grande Oriente dos Países Baixos – (Holanda) – Le Grand Orient des Pays-Bas (GON), ou; em holandês, Orde van Vrijmetselaren onder het Grootoosten der Nederlanden, através do Secretário-Geral Adjunto, Poderoso Irmão Pedro Aranas – levando em mãos sua carta de apresentação lavrada pelo titular da pasta, Eminente Irmão Lucas Galdeaano e prancha do Grande Oriente do Brasil – onde o Grão Mestre Geral do GOB– diz: “Aproveito esta ocasião para renovar ao Grande Oriente dos Países Baixos as garantias de a mais alta consideração do GOB e os laços mais fortes de Amizade e Fraternidade”.
Assim, renovamos e reiteramos nossos laços fraternos com aquele nosso Irmão do Norte da Europa, entregando junto um mimo que ficará para sempre guardado e exposto como presente do Grande Oriente do Brasil.
O Grande Oriente dos Países Baixos - foi fundado em 26 de Dezembro de 1756. (Abaixo a Constituição Original).
Interessante anotarmos que Amsterdam (ou – Amsterdão) é a cidade mais conhecida da Holanda e visitada, mas, a cidade Administrativa é Haia (em holandês, Den Haag), situada 60 quilômetros a sudoeste de Amsterdam.
Marcamos às 14h00min (local) para estarmos sendo recebidos, o quê ao tocarmos o interfone da entrada do prédio e relatando que éramos do Grande Oriente do Brasil, fomos recebidos com alegria e fraternidade.
O Grande Oriente dos Países Baixos opera um Museu Maçônico em Haia, onde se pode encontrar uma das maiores coleções de documentos maçônicos do mundo.
O Museu foi-nos aberto – exclusivamente – para nossa visita, ciceroneado pelo administrador do mesmo, qual além de uma atenção impar, mostrou todas as peças, contou seus valores e fatos importantes da história Maçônica.
Sempre à frente o GOB e você !
Secretaria Geral de Comunicação e Informática do GOB